Pular para o conteúdo principal

Mangá - Knight Fantastic Night

Qishi Huanxiang Ye (Knight Fantastic Night) fala da vida dupla de Lin Ling, dentro e fora de um jogo de videogame, conforme ela evolui de uma garota tímida à heroína para ajudar o seu amado futuro rei Arthur e cavaleiros a conquistar a Grã-Bretanha e escapar dos planos malignos dos inimigos.


O azar não tem limite na vida da tímida garota colegial Lin Ling. Ela é transportada ao mundo de um jogo sobre o rei Arthur e a Távola Redonda através de um CD misterioso e, caso não complete todas as missões, será amaldiçoada. E pensar que, para entrar e sair deste universo, a chave é comer um ovo - ou qualquer outro alimento que tenha um ovo como ingrediente! Alternando entre fantasia e realidade, a jovem vai conhecer castelos magníficos, mágicas misteriosas e personagens como o jovem e corajoso príncipe Arthur, o cavaleiro do lago Lancelot e o bug filho ilegítimo do papa romano Duque Negro Duarte Rodriguez... Tudo isso forma um mundo que é completamente desconhecido, mas que se tornará cada vez mais caro e precioso para ela. 

Apesar de Arthur e Lin Ling brigarem como gato e rato, são óbvios os sentimentos que ele nutre pela garota desde a infância. No fim, serão a vontade de mudar e o amor por Arthur que farão com que Lin Ling deixe a covardia de lado e se torne a famosa donzela do leão e duquesa de Balo. Mas o que fazer quando um defeito no jogo e as malignas Guinevere e Morgana, dentre outros, entram no caminho desse romance? As aventuras de uma garota normal do ensino médio tentando vencer este jogo de temática medieval começaram! 







O Rei Arthur e a Távola Redonda: verdade ou mito?

Segundo a Revista Mundo Estranho (1 e 2), tudo indica que ele não passa de uma lenda.  Há apenas dois compêndios de relatos militares, pouco confiáveis e bem posteriores (séculos IX e X), e escritos literários a seu respeito. Afinal, verdadeira ou falsa, a história do rei Arthur e seus cavaleiros começou a se popularizar na Europa do século XII com o livro História dos Reis da Bretanha, do inglês Geoffrey de Monmouth e, a partir daí, o mito foi adotado e expandido por diversos dos chamados romances de cavalaria.

“Foi esse gênero literário tipicamente medieval que consagrou essas figuras míticas”, afirma a historiadora Teresa de Queiroz, da USP. Já a Távola Redonda teria sido inventada pelo escritor francês Chrétien de Troyes, no final do século XII – o mesmo autor que acrescentou às peripécias dos cavaleiros a busca do Santo Graal, o cálice que teria sido usado por Jesus na última ceia.


O mito – É vinculado à cultura celta. O personagem, surgido no século 12 com os contos sobre o reino fictício de Camelot, representaria o modelo cristianizado de rei perfeito, a influência da ideologia cristã na literatura.

A realidade – Não há documentos que comprovem, mas pode ter sido inspirado em um homem real, chamado Artof, que teria vivido entre os séculos 5 e 6 na Bretanha. Seu grande feito foi a vitória contra os saxões na batalha de Monte Badon.

A Revista Super Interessante concorda que até hoje ninguém conseguiu provar se Arthur Pendragron existiu mesmo e resume a lenda do charmoso e misterioso personagem:

Esse bravo guerreiro teria nascido na Bretanha por volta do final do século 5º, uma época cheia de conflitos políticos e religiosos em que os bretões viviam em guerra para defender seu território dos saxões, povo bárbaro germânico do leste, e o catolicismo exacerbado da Idade Média misturava-se à religião pagã wicca das florestas locais.

Segundo escritos do clérigo Geoffrey de Monmouth, de 1136, o mago Merlin – outro que também não tem sua existência histórica comprovada – arranjou um encontro amoroso entre o rei bretão Ulther Pendragon e a duquesa da Cornualha. Da união teria nascido Arthur, finamente educado por Merlin para tornar-se soberano.

Aos 15 anos, Arthur vira rei ao brandir a poderosa espada Excalibur. Se Arthur foi rei mesmo do controverso reino de Camelot – provavelmente localizado na colina de Cadbury, em Somerset, condado no sudoeste da Inglaterra –, não se sabe ao certo. Mas há indícios de que ele foi, sim, um líder ou comandante talentoso nas batalhas. Por trazer a paz para a região, por seu senso de justiça e humanidade, Arthur começou a povoar o imaginário popular.

Assim que subiu ao trono, Arthur teria escolhido a princesa Guinevere para ser sua esposa – mesmo contrariando as advertências de Merlin, que dizia que a moça um dia iria traí-lo. Como dote, Arthur recebeu do pai dela a grandiosa Távola Redonda, junto com cem cavaleiros. Mas nenhum dos dois foi fiel aos votos de casamento: de um lado, Guinevere teve um tórrido romance com o cavaleiro Lancelot; de outro, o rei teve diversos filhos bastardos, incluindo um com sua meia-irmã, a fada Morgana, chamado Mordred.

Entre os bravos guerreiros de Arthur, havia 12 que ocupavam a mais alta patente e se reuniam na Távola Redonda, uma mesa circular feita propositalmente para mostrar que todos eram iguais perante o rei. Esses cavaleiros participaram das mais fantásticas aventuras e a mais famosa delas é a da procura pelo Santo Graal.

Geoffrey de Monmouth conta que, com sua espada, Arthur devolveu à Bretanha sua dignidade e estabeleceu uma grande corte. Mas, no fim, foi traído por Mordred, que conspirou com os saxões e o feriu gravemente em batalha, e um de seus cavaleiros. Então levaram o rei para a mítica ilha de Avalon, onde foram recebidos pela fada Morgana que prometeu um demorado tratamento. Assim, o autor medieval incentivou a ideia de que Arthur ainda vive, adormecido na ilha de Avalon.

By Geisy N.
Títulos: Qishi Huanxiang Ye, Knight Fantastic Night, 骑士幻想夜
Autor: Vivibear
Gênero: Aventura, Comédia, Fantasia, Histórico, Romance, Shoujo, Supernatural
Link: Mangá - Mangafox, Mangahere | Livro - NovelUpdates (ENG)


Comentários