Pular para o conteúdo principal

Assustadora Stella e A escola noturna: a primeira verdade - Unni Lindell

Ser fantasma não e fácil: de dia, precisam se esconder dos humanos que não sabem de sua existência e ainda evitar ser acidentalmente costurado numa bolsa ou casaco; de noite, os adultos vão trabalhar de assustar os homens, enquanto as crianças vão para a Escola Noturna aprender o ofício.

Assustadora Stella é uma fantasminha de tecido órfã e muito sapeca que vive dentro de uma oficina de costura com outros fantasmas. Volta e meia, ela se envolve em confusões e precisa partir em missões ao redor do mundo para salvar seus amigos em apuros e ainda aprender, uma a uma, as Dez Verdades sobre a vida e a morte. Afinal, um fantasma tem bastante tempo, cinco anos-luz, para descobrir os segredos escondidos do mundo mágico onde vivem.


Assustadora Stella e A escola noturna: a primeira verdade (Nifse Nella og nattskolen), de Unni Lindell, com ilustrações de Fredrik Skavlan, é o livro que marca a estreia da escritora norueguesa no Brasil. A tradução foi publicada pela editora Autêntica com o apoio da Norwegian Literature Abroad (NORLA). Chamada de “Agatha Christie da Noruega”, a escritora, jornalista e tradutora Unni Lindel soma 73 livros, entre romances policiais, literatura infantil e adulta; seis deles já foram filmados. 

No primeiro livro dessa famosa série para crianças, a vida escolar da fantasma de tecido Stella na Escola Noturna de Sofia Malévola para Jovens Fantasmas Indisciplinados (ENSMJFI) nos leva a uma viagem à Paris. Junto com seu amigo humano Pinneus Mysac, ela precisa salvar a fantasminha Tânia Talento, costurada por acidente em uma bolsa por causa das travessuras de Stella. No Museu do Louvre, quem irá ajudá-la nessa missão de resgate são ninguém menos que os fantasmas de Leonardo da Vinci e de Victor Hugo.

Será que Stella vai conseguir escapar dos terríveis fantasmas da tapeçaria, salvar Tânia e ainda descobrir a Primeira Verdade sobre sua identidade e o segredo do tempo?

Fantasmas da França

Conheça algumas das celebridades com as quais a fantasminha Stella esbarra na sua viagem para Paris:

Victor Hugo (1802-1885) foi um romancista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país. É autor do famoso clássico Os Miseráveis. Esse livro conta as histórias de luto, injustiça, lealdade e amor de Jean Valjean, Fantine e Cosette, mostrando a dureza da vida em um momento de grandes perdas. Na vida pessoal, o próprio Victor jamais superou a morte da jovem filha Léopoldine. Em seus livros, entretanto, talvez Victor viva para sempre.

Leonardo da Vinci (1452 - 1519) foi um polímata (diz-se de indivíduo que estuda ou que conhece muitas ciências) nascido na atual Itália e considerado uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento. Destacou-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o percursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos, e sua fama se compara apenas à Criação de Adão, de Michelangelo.

Johann Sebastian Bach (1685 - 1750) foi um compositor, cravista, Kapellmeister, regente, organista, professor, violinista e violista oriundo do Sacro Império Romano-Germânico, atual Alemanha. Entre suas peças mais conhecidas e importantes estão os Concertos de Brandenburgo, o Cravo Bem-Temperado, as Sonatas e Partitas para violino solo, a Missa em Si Menor, a Tocata e Fuga em Ré Menor, a Paixão segundo São Mateus, a Oferenda Musical, a Arte da Fuga e várias de suas cantatas.

Frédéric Chopin (1810 - 1849) foi um pianista polonês-francês radicado na França e compositor para piano da era romântica. É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros grandes compositores, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.

By Geisy N.
Título: Assustadora Stella e A escola noturna: a primeira verdade
Autor: Unni Lindell
Editora: Grupo Autêntica

Comentários