Pular para o conteúdo principal

Web Novel - The Promotion Record of A Crown Princess (Go Princess Go)

Sabe qual é a maior punição de um playboy? Depois de sofrer uma morte patética enquanto fugia da ex-namorada, um homem moderno viaja no tempo e acorda no corpo da Princesa Coroada Zhang Peng Peng. A infeliz filha do Ministro da Guerra e neta do grande general não só perdeu o filho não nascido, como morreu afogada enquanto seu marido, o Príncipe Coroado Qi Sheng, salvava outra mulher. Um caso clássico de traição.


Zhang Peng Peng não consegue ver nada de bom no seu futuro, afinal quem não sabe que ser a Princesa Coroada é o pior emprego de todos? 

Número 1: o plano de carreira é sombrio, de Princesa Coroada a Imperatriz e Imperatriz viúva, o tempo para ser promovida de uma a outra é enorme e cheio de complicações.

Número 2: sem quaisquer garantias, para não mencionar a falta de seguro desemprego, você pode ser demitida a qualquer momento e não será mais capaz de iniciar outra carreira!

Número 3: a natureza do trabalho é perigosa, a qualquer momento há o risco de morte - se o Príncipe Herdeiro não é capaz de ascender como imperador, você afunda junto com ele, se o Príncipe ascender como imperador, você tem que ter cuidado para não desafortunadamente afundar sozinha.

Resumindo, ser a Princesa Coroada não é um trabalho particularmente bom, pouco lucro para muito estresse. Essa será uma história sobre a luta de uma "mulher" no harém... Ao mesmo tempo, sobre os sofrimentos de um "homem" no harém.

"Ele" só queria levar uma vida boa admirando as belas concubinas do Príncipe e continuar totalmente ignorante da etiqueta da boa esposa, mas como escapar quando a princesa antes odiada, aos poucos, passa a atrair a atenção do marido? Depois de todo o fiasco com a outra mulher, Jiang Ying Yue, esposa do Príncipe Zhao, Qi Sheng merece mais outra chance? Será melhor formar uma camaradagem com o cavalheiresco 9º Príncipe?

"[Qi Sheng] -Vamos fazer uma aposta. Você tem coragem?
[Zhang Peng Peng] - Quer apostar então assim seja. Apostar o que?
[Qi Sheng] - Apostar que eu posso te proteger nessa vida. Se eu vencer, o seu amor deve ser só para mim e deve me acompanhar para apreciar esse vasto mundo.
[Zhang Peng Peng] -... Eu não quero apostar." (Go Princess Go, Episódio 19)


Adaptação (polêmica) para uma série online

O romance foi adaptado em uma série online chinesa chamada Go Princess Go (2015), produzida por LeTV e somando 35 episódios. Apesar do baixo orçamento de US$3 milhões e do elenco de atores amadores, o show fez muito sucesso e viralizou na internet. Sua recepção, de um lado, diz que o segredo da popularidade está nos seus episódios curtos de 30 minutos, na interatividade com o público na internet e na discussão de temas como viagem no tempo, bissexualidade e identidade de gênero; por outro, é criticada por apelar ao mau gosto. Foi censurado em 20 de janeiro de 2016 pelo State Administration of Press, Publication, Radio, Film and Television (SARFT), filiado ao Conselho de Estado da República Popular da China, e só voltou ao ar com uma série de cortes oito dias depois.

Segundo o site de notícias Quartz, o SARFT, "cão de guarda" da mídia chinesa, é notório por sua censura pesada. Mas suas ações nunca tinham realmente tocado séries online como esta antes. Além de Go Princess Go, cinco outras séries online foram retiradas da rede. Esta nova rodada de intervenção do governo pode servir como mais um sinal de aviso para a Netflix, que está entrando nos mercados globais, exceto a China. Entrar na China poderia significar "muitos anos de discussões",  rivais domésticos e um forte regulador, diz o CEO Reed Hastings.

Se quiser saber mais, confira a tese em inglês "Uma análise do desenvolvimento e da estratégia de séries online chinesas - Go Princess Go: um estudo de caso" defendida na Drexel University.

Comparando as duas, mesmo que só 06/86 capítulos escritos tenham sido traduzidos para o inglês até agora, minha opinião é de que a web novel é melhor que a série online. Há um esforço na produção da série apesar dos recursos limitados e o show consegue te fazer rir ou te deixar curiosa em certos momentos, mas no geral decepciona - quando a propaganda de um patrocinador nada convencional aparece no meio do episódio... acho que aí foi a gota d'água. Não assisti a série até o fim, mas quem sabe a versão original em romance não surpreende? Talvez seja questão de opinião - a web novel Reborn as My Love Rival’s Wife já lançou 23/96 capítulos em inglês, possui enredo similar e tem sido mais engraçada e interessante.

By Geisy N.
Títulos: The Promotion Record of A Crown Princess, Go Princess Go, 太子妃升职记
Autor: Xian Cheng
Gênero: Comédia, Gender Bender, Histórico, Romance
Link: NovelUpdates (ENG), sto.cc (CH), DramaCool (ENG SUB)

Comentários