Pular para o conteúdo principal

Web Novel - Bone Painting Coroner

No século XXI, ela era uma renomada arqueóloga, especialista em reconstrução facial. Então, ela transmigrou e tornou-se a terceira filha da família Ji, chamada Ji Yunshu, uma pequena menina desnutrida que morreu de fome. Relegada por seu pai e tratada como ar pelo resto da casa, ela retomou sua antiga profissão como uma antropóloga forense para poder ganhar dinheiro e por comida na mesa. Com um par de mãos hábil e vestida como homem, examinou corpos e ossos para levantar a poeira de muitos casos não resolvidos.

Já ele era um príncipe belo e frio. Mas se for para ter um sorriso, não hesitaria em jogar fora seus princípios morais e flertar repetidamente com ela. No final, Ji Yunshu arrogantemente declarou "Príncipe, um toque custa 1.000 taels*." Quem diria que ele levaria a sério: "Então, este príncipe lhe dará 10.000 taels por um beijo!"

*Segundo a Enciclopédia Britannica, tael é uma unidade de peso chinesa que foi usada por muito tempo como uma unidade de moeda. A maioria dos taels equivale a 1.3 onças ou 36,854 gramas de prata.


Indicado para os fãs da web novel A Mistaken Marriage Match: Record of Washed Grievances e do anime Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru aqui no blog.

Confira abaixo algumas curiosidades sobre a arte forense, assim como nossa tradução inédita para o português do 1º Capítulo desse romance!

Arte forense no Passado e no Presente
[O primeiro médico-legista da China Antiga

O enredo da webnovel "Bone Painting Coroner" acontece na Dinastia Ming da China Antiga, mas acontece que, já uns 200 anos antes disso, o mundo conheceu uma importante figura na medicina forense - afinal, a história real pode ser tão interessante quanto a ficção. Segundo Medicinachinesa e Clearharmony, Song Ci (1247 DC) foi um perito em medicina forense na Dinastia Song e o autor de Avanços médicos na Medicina Forense (Xiyuan Jilu, Xiyuanlu, Washing Away the Wrongs ou Collected Cases of Injustice Rectified through Forensic Science). O livro dava detalhes de como se deveriam realizar as autópsias e lista observações sobre fisiologia, histologia, patologia, farmacologia e toxicologia. Descrevia inclusive o estado de uma vitima de envenenamento e medidas para comprovar a tese. O livro ajudou a estabelecer o inicio da Medicina Forense na China.

Além disso, a dita repugnante tarefa de examinar cadáveres ganha a função célebre de fazer justiça! Song Ci dizia: "Um médico forense deve ser sério, consciente e altamente responsável, e também deve examinar pessoalmente cada cadáver ou pessoa ferida. [...]". E continua: "se houver qualquer imprecisão em um relatório de autópsia, a injustiça permaneceria com os mortos, bem como os vivos. Uma sentença de morte injusta pode reivindicar uma ou mais vidas adicionais que, por sua vez, resultaria em feudos e vinganças, prolongando a tragédia. A fim de evitar qualquer erro de Justiça, o legista deve imediatamente examinar o caso pessoalmente." Sua vida inspirou o livro The Corpse Reader (O leitor de cadáveres, 2013), de Antonio Garrido.

Nomenclatura dos ossos humanos em Sòng cí: Xǐ-Yuān dà jí-zhèng, editado por Ruǎn Qíxīn (1843).

O Leitor de Cadáveres, de Antonio Garrido

[Reconstrução facial forense: o caso de Cleóprata

Ji Yunshu (de "Bone Painting Coroner") é uma perita em arte forense. Segundo Wikipedia, a Arte Forense é dividida em Composição de Imagens, Modificação de Imagem, Demonstração de Evidências, e Reconstrução e Identificação Postmortem. Dentro dessa última categoria está a Reconstrução Facial Forense, que é o processo de recriar um rosto a partir de restos mortais com o propósito de identificação individual. É uma das técnicas mais polêmicas no campo da antropologia forense, mas ainda assim tem sido bem sucedida e as pesquisas continuam avançando. “Os policiais não sabiam o quanto eu era essencial para eles. Mas hoje admitem que estavam errados”, diz a artista forense Lois Gibson (2012) da polícia de Houston, EUA. Seu uso está não só em investigações criminais, mas também em restos de hominídeos pré-históricos e seres humanos de valor histórico.

A tecnologia e a Arqueologia caminham lado a lado para recriar uma interpretação possível da aparência de figuras históricas reais. Por exemplo, em 2002, um perito em reconstrução facial forense e antigo artista médico da Universidade de Manchester chamado Richard Neave ressuscitou a polêmica da verdadeiro aparência de Jesus Cristo (IFLScience).

Agora, que tal dar uma olhada no caso de Cleopatra VII Philopator (69 – 30 a.C.)?

Em meio ao furor político do mundo antigo, o próprio nome da rainha egípcia é sinônimo de beleza, sensualidade e extravagância. Mas as pesquisas arqueológicas estão de acordo com essas noções populares sobre a famosa faraó? A resposta não é fácil especialmente se levarmos em conta outros aspectos como inclinações culturais, propaganda política e interpretações mal feitas.
Mas uma coisa é certa: a aura de femme fatale de Cleópatra teve mais a ver com sua incrível influência sobre dois dos homens mais poderosos de sua época, Júlio César e Marco Antônio, em vez de sua beleza física. Pelo menos é o que os retratos em moedas antigas sugerem. Levando em conta todos esses fatores, o especialista em reconstrução e artista M.A. Ludwig fez recriações do famoso rosto de Cleopatra VII Philopator, baseado em um possível busto de Cleópatra VII, atualmente exibido no Altes Museum de Berlim.



Teaser

Tradução e Edição: Geisy N. ("Duelo Literário")
Texto-Fonte em inglês: Volarenovels


Legista** pintor de ossos
Capítulo 1 - Abrindo o caixão para pintar ossos

Qizhen 20º ano, país de Beiliang, cidade de Jinjiang.

Um dia, em Janeiro, o tempo inconstante fez o céu claro e brilhante abruptamente se transformar em uma chuva forte com flashes de relâmpagos e raios de trovão. A estrada escorregadia e estreita construída a partir de calcários parecia estar coberta por uma camada de água prateada.

Ji Yunshu segurou o guarda-chuva em uma mão, enquanto carregava uma caixa de sândalo delicadamente esculpida na outra. Ela andou assim todo o caminho da casa da família Ji até a entrada da mansão Zhou.

No primeiro mês do ano lunar, todas as casas estavam cheias de alegria. No entanto, na mansão Zhou, apenas cetim branco e várias lanternas brancas foram penduradas na frente da entrada.

Aconteceu ontem. A jovem garota da família Zhou teve um acidente repentino e morreu!

Ji Yunshu reajustou seu guarda-chuva e afastou a água da chuva de seu ombro, antes de examinar cuidadosamente a caixa de sândalo que carregava debaixo do braço. Esta caixa era sua preciosa ferramenta para ganhar a vida. Absolutamente não podia deixá-la ficar nem um pouco molhada!

Se não fosse o magistrado do Condado pedindo por seu serviço, ela realmente não queria ir. Ter que trabalhar no início do ano foi um sinal de muito azar.

"Professor, você finalmente está aqui."

O empregado da mansão correu em direção a ela. Então apoiou a mão na cintura ofegante enquanto gritou ansiosamente. Não era surpresa ter sido chamada de "professor" em vez de "senhorita", já que ela estava vestida como um homem em roupas muito simples, mas elegantes.

Ji Yunshu acenou com a cabeça. Ela seguiu o criado para o salão de luto situado no pátio dos fundos. Todos os servos da mansão estavam ajoelhados no chão com as cabeças abaixadas. Todos choravam e enxugavam suas lágrimas.

Dentro do salão de luto, Lord Zhou usava um robe de cetim roxo e preto, seu cabelo penteado em um alto coque. Sua expressão era grave, acentuada por seus lábios, que foram pressionados até que eles ficassem tão finos como um fio. Seus olhos vermelhos estavam marcados por sinais de cansaço.

Ao lado dele, Madame Zhou estava chorando, mas seus soluços não puderam ser ouvidos. Estava com tanta dor e tristeza que a morte parecia ser uma libertação para ela. Ontem, quando soube da morte súbita de sua filha, desmaiou na cena. Neste momento, ela ainda não tinha superado o choque e parecia ser ajudada por algumas criadas para que ela não caísse no chão novamente. Nos tempos passados, Ji Yunshu estava acostumada a ver este tipo de cena enquanto fazia o seu trabalho.

Lord Zhou notou a chegada de Ji Yunshu. Ele olhou para sua esposa e sinalizou-a para recuar ao lado.

"Professor Ji, devo incomodá-lo. Quando minha filha estava viva, ela amava vestir rosa mais do que tudo e gostava de se cuidar e se vestir bem. Quando ela tinha tempo livre, ia para o jardim para admirar as flores de ameixa. Devido ao seu corpo fraco, não saiu muitas vezes, mas ontem... Ela caiu do sótão e bateu a cabeça na montanha falsa. Seu rosto... "

"Lord Zhou, fique tranqüilo. Eu, este humilde servo, entendo."

Ji Yunshu respondeu. Então, ela colocou a caixa de sândalo e abriu a tampa. Dentro da caixa havia muitas ferramentas artesanais e vistosas para pintura. A caixa tinha três camadas. A primeira camada continha sete a oito pequenos pincéis com cristas prateadas gravadas com um pássaro Luan e nuvens. A segunda camada foi feita para ter entalhes recuados numerosos que serviam para misturar a tinta com água. A última e terceira camada da caixa continha 48 cores diferentes de tinta em vários espectros básicos. A caixa em si era uma peça de arte, mas o interior estava totalmente equipado para as necessidades da tarefa.

Vários servos ficavam olhando curiosamente dentro da caixa. Eles nunca tinham visto este tipo de material de pintura antes. Um pagem voltou com seda brocada que ele espalhou na mesa, para que Ji Yunshu pudesse desenhar ao lado do caixão.

Dentro do caixão, o rosto da jovem Zhou apodrecia nos inúmeros lugares onde a sua carne foi dividida. Ossos brancos podiam ser vistos salientes fora de suas bochechas. Enquanto seus olhos tinham estourado para fora de seus soquetes, com um pendurado para fora e o outro globo ocular empurrado para cima. A ponte do nariz também foi completamente fraturada. Apesar disso, a queda não causou nenhum dano aos seus lábios ou dentes. Estas descrições correspondem à aparência de uma pessoa que caiu de um lugar elevado. Com esse tipo de aparência, quem poderia olhar para o seu cadáver sem sentir náuseas?

Ji Yunshu olhou mais uma vez no cabelo enrolado em um coque e as roupas do cadáver. A jovem senhorita estava vestida com roupas rosa de uma alta qualidade e lindamente bordadas. Elas estavam bem arrumadas. Ornamentos de ouro e prata foram inseridos em seu cabelos negros, compondo uma imagem harmoniosa.

Esta família Zhou definitivamente merecia ser chamada de família rica. Não é de admirar que o magistrado do condado tenha implorado para ela vir.

Depois, Ji Yunshu cuidadosamente observou o cadáver. Ela virou-se para a mesa e tirou várias tintas, então escolheu o terceiro pincel. Ela traçou algumas linhas de tinta preta na seda brocada. Não demorou muito para uma imagem tomasse forma no comando do seu pincel. Depois que o esboço básico foi desenhado, ela lentamente delineou os detalhes, em seguida, coloriu o desenho. Por fim, reavaliou seu quadro. As pessoas ficaram estupefatas à vista da imagem que ela pintou.

Havia um boato sobre um grande mestre de pintura na cidade de Jinjiang que trabalhava para o Yamen como um criado. Dizia-se que essa pessoa se especializar em recriar o retrato de pessoas mortas, independentemente do cadáver ter sido mutilado, queimado ou decomposto para além do reconhecimento, um retrato poderia ser extraído até mesmo de uma pilha de ossos. Com um par de mãos hábeis e uma caixa de sândalo, essa pessoa trazia milagres à vida.

Depois de uma hora e 30 minutos, Ji Yunshu guardou seu pincel e limpou o pó em sua manga.

**O título em inglês é "Bone Painting Coroner". Segundo WordReference, "coroner" pode ser traduzido como "médico-legista" ou "investigador de casos de morte". 

By Geisy N.
Títulos: Bone Painting Coroner, 画骨女仵作
Autor: Li Duo Wu, 厘多乌
Gênero: Histórico, Josei, Romance
Link: NovelUpdates (ENG), iReader (CH)

Comentários