Pular para o conteúdo principal

Mangá - Kami-sama Onegai!

"Nem conheço, mas já estou shippando" - foi isso o que duas garotas ao meu lado disseram quando viram o mangá Kami-sama Onegai! no estande da Comix, na Bienal do Livro de 2016. Uma rápida pesquisa pelo Google me revela que shippar "é o ato de torcer pelo casal". Esse verbo da língua inglesa, To ship, já foi abrasileirado e está na boca do povo. No fim, a curiosidade matou o gato e fui procurar esse mangá para ver se realmente se pode julgar um livro pela capa.


Devo admitir que esse fenômeno me passou despercebido: falo de nada mais, nada menos do que a publicação de mangás BL no Brasil. Apesar das editoras parecerem não querer se arriscar no gênero, a New Pop já lançou NO.6 (ナンバーシックス), de Atsuko Asano e Hinoki Ino; Croquis (クロッキー), da famosa Hinako Takanaga; Loveless (ラブレス), um BL bem mais conhecido; Blood Honey (ブラッド ハニー); e light novels de Gravitation (グラビテーション).

Também da editora New Pop, temos o mangá volume único Kamisama Onegai! (神啊!求求祢), de Mio Junta, que traz três contos diferentes, "Kami-sama, Please!", "Happy Delivery" e "Sweet Tears":

Capítulo 01 e 02 - Kamisama Onegai (Please, God)

Você é uma pessoa de cães ou de gatos? Faça o teste aqui! A primeira história fala da insegurança de dois colegas de escola no início de seu relacionamento. Eis que um acontecimento mágico (isto é, ambos ganharem orelhas e caudas de gato ou cachorro) irá ajudá-los a superar suas dificuldades. Não pude deixar de apreciar a personagem Aoba. Apesar do desenvolvimento das personagens ser fraco (visto que cobre um período de dois anos em dois capítulos) e a narrativa um tanto clichê, com desnecessário fanservice, não pude deixar de notar como a desenhista mostra por meio das imagens (expressões corporais etc) o crescimento e a maturação do tímido Aoba em um homem popular.


Capítulo 03 - Oneshot: Shiawase Deribari (Happy Delivery) 

Já a segunda história é sobre um escritor atolado de serviço e um jovem entregador de marmitas bem "atrapalhado". Nada de erotismo exacerbado e desnecessário, é assim que gosto.


Capítulo 04, 05 e 06 - Sweet Tears

Por fim, a odiosa lenga-lenga do protagonista com amor não-correspondido e o amigo cafajeste. Para falar a verdade, não terminei de ler. O traço da autora parece diferente aqui e vou me abster de tecer quaisquer outros comentários sobre a história.


De forma geral, e que me perdoem os fãs desse mangá, o título traz histórias simples baseadas em fórmulas clichê de "sucesso", prestando ao objetivo de fornecer uma rápida dose de romance ou comédia - isto é, algo de efeito passageiro e não duradouro. Um produto típico da sociedade consumista que preza quantidade de vendas e não qualidade. (Você vai entender o que quero dizer se ler o maravilhoso mangá BL Hidamari ga Kikoeru: Theory of Happyness!) Agora, independentemente de gostar ou não do gênero ou dessa obra em particular, admita-se que o traço da desenhista é maravilhoso!

By Geisy N.
Título: Kamisama Onegai! (神啊!求求祢; 神様おねがい! (三尾じゅん太 )
Gênero(s): Shounen Ai, Slice Of Life, Yaoi
Mangaká: Mio Junta
Ler Online: Mangahere
Comprar: TokyoPOP

Comentários

Postar um comentário