Pular para o conteúdo principal

[Vídeo] O que mudou depois da Maratona Literária de Inverno 2016?

A MLI2016 mudou minha vida. Voltei a usar o Facebook. Sério. Mas, espere um momento... Houveram desistências e atrasos dentre os participantes? Diga: você evitaria gravar um vídeo onde fala publicamente quantos livros REALMENTE leu, caso o número fosse muito pequeno comparado aos demais? Confira minha experiência ao participar pela primeira vez desse evento que visa incentivar a leitura nas férias.

Assista o vídeo do nosso canal!

A Maratona Literária de Inverno 2016, do canal Geek Freak, começou em 03 de julho às 0:00 e terminou em 31 de julho às 0:00. Graças a Maratona, pasmem, pela primeira vez na minha vida acessei o Facebook por dois dias seguidos - faziam meses desde a última vez que eu havia usado a rede social. Também criei uma conta no Twitter e atualizei meu Skoob. (Aleluia!)
Mais importante, desencalhei vários livros interessantíssimos da minha estante, comprei obras novas e desvendei mundos que talvez ficariam esquecidos, empoeirados por tempo indeterminado.

My TBR list - Winter 2016 (Minha lista de livros para ler - Inverno 2016)

Mas há algo me incomodando... Primeiro, nem todos os canais que postaram suas listas de livros (TBR) lançaram ainda seus vídeos com o parecer final sobre as leituras feitas. Seria desistência? Ou medo e vergonha de se expor por ter flopado e lido poucos livros? Ou podíamos postar tudo 1 semana depois mesmo e eu (por ser maratonista novata) não sabia?
Segundo, como digo no vídeo acima, o mais importante não é a quantidade de páginas lidas e sim a qualidade da leitura. Nós não engolimos palavras sem antes digeri-las, a leitura também implica uma devoração crítica e isso pode levar algum tempo. Defendo que cada um siga o seu próprio ritmo e métodos de leitura ao invés de correr para bater uma meta. O importante é aproveitar a leitura; é rir, chorar, gritar, entrar naquele universo verdadeiramente e criticamente; é fazer relações a partir do seu conhecimento de mundo entre o lido e o vivido.
Por fim, adorei ter participado e, com certeza, vou me inscrever na próxima MLI e MLV. A Maratona consegue incentivar os internautas a ler e isso é um objetivo louvável. Cabe a cada um, fazer desta uma oportunidade para ler com critério e devoção.
By Geisy N.
Leia Mais:

Comentários

  1. Olá!
    Realmente a MLI é maravilhosa!Mais que desencalhar alguns livros da estante e adiantar as leituras,o importante é se divertir e aproveitar cada livro lido.
    Realmente,poucas pessoas divulgaram o resultado final,posso contar nos dedos.
    Ainda vou divulgar o meu,ainda tô me ajeitando kkkkkkkkkk
    Quero muito ler Maus,vejo muitos elogios!
    Parabéns pelas leituras!
    Abraços!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cláudio!!! Concordo com você, o importante é aproveitar e se divertir!
      Mal posso esperar para saber como foram as suas leituras no mês de julho. :)

      Excluir

Postar um comentário