Pular para o conteúdo principal

[Vídeo] "Duelo Literário" vence o Concurso Cultural do Grupo Autêntica!

Bruce Dickinson, Os Youngs, James Hetfield ou Cliff Burton: "se você pudesse escolher um dos artistas citados para fazer a trilha sonora da sua vida, qual seria e por quê?"
Foi respondendo a essa pergunta que o Duelo Literário venceu o Concurso Cultural do Dia do Rock e arrebatou quatro livros do Grupo Editorial Autêntica. Clique aqui para assistir ao vídeo original da AUTv e espiar as respostas dos nossos concorrentes. Ou aqui para ver o anúncio do vencedor do desafio!

Assista o vídeo do nosso canal!


Veja a resposta ganhadora:


Literatura VS Rock'n Roll

Howard Phillips Lovecraft (Providence, Rhode Island, 20 de agosto de 1890 — Providence, Rhode Island, 15 de março de 1937) foi um escritor estadunidense que revolucionou o gênero de terror, trazendo elementos fantásticos típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica.
Edgar Allan Poe, Lord Dunsany e os próprios pesadelos de Lovecraft foram influência para muitos dos seus trabalhos. Suas constantes referências a monstros e divindades ancestrais acabaram por gerar uma espécie de mitologia, hoje vulgarmente chamada Cthulhu Mythos, contendo vários panteões de seres extra-dimensionais tão poderosos quanto deuses. Por exemplo, alguns dos seres teriam sido os responsáveis pela criação da raça humana e teriam uma intervenção direta em toda a história do universo.

"The Call of Ktulu" é uma canção instrumental da banda americana de heavy metal Metallica, oitava e última faixa de seu álbum Ride the Lightning, de 1984. O nome da música seria "When Hell Freezes Over", porém foi alterada. O nome atual faz referência ao conto The Call of Cthulhu, de H. P. Lovecraft, afinal, Cliff Burton, era um grande fã do autor. Outra música que usa Lovecraft e o mito de Cthulhu como inspiração é "The Thing That Should Not Be".


Alexandre Dumas, Pai (Villers-Cotterêts, 24 de julho de 1802 — Puys, 5 de dezembro de 1870) foi um romancista francês. Era neto do marquês Alexandre Antoine Davy de la Pailleterie e de uma (ex-)escrava negra, Marie-Césette Dumas. Suas maiores obras foram O Conde de Monte Cristo e Os Três Mosqueteiros.

Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy's Kiss e Smiler. O nome "Iron Maiden", homônimo de um instrumento de tortura medieval, foi baseado na obra O Homem da Máscara de Ferro de Alexandre Dumas.

Temos ainda uma gama de canções inspiradas em obras literárias, segundo Whiplash. A faixa título de “Brave New World” (2000) faz referência à "Admirável Mundo Novo" do escritor inglês Aldous Huxley. Lançado no ano de 1932, o livro mostra uma sociedade distópica cujos habitantes são condicionados a obediência e toda e qualquer reflexão é dissipada por drogas obrigatórias. Outros exemplos são:
  • “Phanton of the Opera” baseada no livro “O Fantasma da Ópera” de Gaston Leroux; 
  • “Seventh Son of Seventh Son” baseado no livro “The Tales of Alvin Maker” de Orson Scott Card; 
  • “Murders in the Rue Morgue” baseada no conto “Os Assassinatos na Rua Morgue” de Edgar Allan Poe; 
  • “To Tame a Land” baseada em “Duna” de Frank Herbert; 
  • “Flight of Icarus” baseada no mito grego de Ícaro; 
  • “Lord of the Flies” baseada no livro “O Senhor das Moscas” de William Golding; 
  • “Rime of the Ancient Mariner” baseada no poema "A balada do velho marinheiro" de Samuel Taylor Coleridge; 
  • “The Trooper” baseada no poema de Alfred Tennyson; 
  • “Children of the Damned” baseada na obra de John Wyndham.


Confira a letra da música "Brave New World" neste link.

By Geisy N.

Comentários