Pular para o conteúdo principal

Platão em 90 minutos

Platão em 90 minutos faz parte da coleção de bolso Filósofos em 90 minutos da editora Zahar. Seu objetivo é atrair o jovem leitor com textos irreverentes e curiosos sobre os principais filósofos. Falam da vida e obra de cada autor, situando-o na tradição filosófica; e, no final do volume, trazem um quadro cronológico e citações retiradas de algumas de suas principais obras.


Os livros, naturalmente, não substituem as leituras das obras originais de forma alguma, mas servem como um modesto prefácio ou introdução antes de oficialmente mergulhar nas ideias do filósofo.

Nietzche e Heidegger dizem que a filosofia jamais se recuperou das reflexões de Sócrates e Platão no século V a.C. Afinal, a "preciosa" e excêntrica tradição pré-socrática foi "destruída" pela introdução da investigação racional. O pré-socrático mais interessante e que influenciou Platão é Pitágoras, cujo famoso dito "tudo é número" aponta para sua crença em um mundo abstrato, mais real e mais harmonioso dos números, para além desse mundo de aparências. Já Heráclito, discípulo de Pitágoras, dizia que tudo era fluxo: "Não se pode entrar duas vezes no mesmo rio". Demócrito antecipa uma descoberta que só aconteceria 2 mil anos mais tarde ao dizer que o universo era composto de átomos. Por fim, Xenófanes é precursor de Wittgenstein (séc. XX) ao dizer que ninguém saberá a verdade acerca dos deuses, pois, mesmo se a ouvíssemos, não seríamos capazes de reconhecê-la.

Eis a rica e variada tradição filosófica da qual surgiu Platão.

Platão era o nome que Arístocles usava na arena e significa "largo" ou "plano" em referências a seus ombros (ainda que outros digam que fazia alusão a sua testa). Apesar de ser filho de uma das grandes famílias políticas de Atenas, se aventurou em outras profissões: lutador de arena, poeta trágico e, por fim, filósofo. Depois de ouvir Sócrates, foi amor a primeira vista e descobriu finalmente onde estaria seu potencial. Com a morte do mestre Sócrates, foi obrigado a sair de Atenas e, mais tarde, conheceria os seguidores de Pitágoras - e isso teve grande efeito sobre ele.

Adaptação da canção "The thinkers", do seriado Horrible Histories (Deu a louca na história).

O elemento central da filosofia de Platão é a Teoria das Ideias (ou Formas). A melhor explicação dessa Teoria é aquela fornecida pelo próprio Platão (algo que nem sempre acontece) e vem sob a forma de uma imagem, "o que a coloca antes no campo da literatura do que no da filosofia" (STRATHERN, 1997, p. 18). Vivemos acorrentados numa caverna de frente para uma parede onde dançam as sombras das coisas (mundo das aparências) e somente ao sair da gruta veríamos a verdadeira luz da realidade (mundo das ideias). Isto é, tudo ao nosso redor é mera aparência e, por ser apreendido pelos sentidos, está em constante mudança e a verdadeira realidade é o reino das ideias que, por ser captado pela mente, é eterno e imutável. Na hierarquia das ideias, as mais importantes são as ideias da Beleza, da Verdade e, em última instância, do Bem.

A Academia de Platão é considerada a primeira universidade e nos logrou o surgimento de um importante discípulo, Aristóteles. Mas certas interpretações das teorias platônicas são perigosas. Em decorrência da não experimentação prática da utopia política idealizada por Platão, o mundo medieval e ditadores como Stalin e Hitler teriam um precedente clássico para seus feitos.

By Geisy N.
Título: Platão em 90 minutos
Autor: Paul Strathern
Ler Online: LeLivros

Comentários