Pular para o conteúdo principal

Evento - Festival das Cerejeiras no Brasil

Geisy e Gisleine, do Canal "Duelo Literário", no Festival das Cerejeiras

No Brasil, nos meses de Julho e Agosto, desabrocham as flores da Cerejeira ou, em japonês, Sakura. Por poucos dias, as copas das árvores e o chão ficam abundantemente cobertas de flores, um quadro de beleza sem igual que nos remete a uma sensação de paz, tranquilidade, serenidade e contemplação.

No estado de São Paulo, temos a 38ª Festa das Cerejeiras (5, 6 e 7/08/2016) no Parque do Carmo e a 48ª Festa da Cerejeira de Campos do Jordão (23, 24, 30 e 31/07 e 06, 07,13 e 14/08/2016). Assista aqui a reportagem do programa Bom Dia São Paulo, da emissora Globo. 


A festa no Japão 

No Japão, a floração das diversas espécies de cerejeiras acontece logo após o fim do inverno, entre o final do mês de março e início do mês de abril, quando começa a primavera no hemisfério norte. Em todo o país, japoneses e turistas estrangeiros celebram este momento único ao lado dos entes queridos, onde compartilham alimentos e bebidas em um tradicional piquenique. Hanami Matsuri é, portanto, um costume japonês que remonta ao período Nara (710-794), quando o Ume (flor de ameixa) era a flor admirada. O site NippoBrasilia explica o significado de Hanami ( 花見 ): contemplar as flores, de Hana (flor) e Mi (ver, olhar). Segundo o site Japão em Foco, o foco principal do festival é o Sakura, símbolo da Primavera no Japão e são feitas diversas atividades envolvendo esse tema. A principal atividade é com certeza, o tradicional piquenique sob as árvores repletas de flores da cerejeira. Essa tradição já existe há séculos e é praticada pela maioria das famílias japonesas durante o Equinócio da Primavera no Japão (Shunbun no Hi).
A árvore da cerejeira, símbolo nacional japonês, é considerada pelos nativos como símbolo de longevidade e sabedoria.

Mangá "5 Centimeters per Second" (Autor: Makoto Shinkai, Artista: Yukiko Seike)

A flor Sakura nos animes e mangás 

Flores de cerejeira aparecem constantemente em pinturas, animações e quadrinhos japoneses. Mas qual é o seu significado? Sobre a simbologia nos mangás, Luyten (1991, p. 175-176) explica que elas podem significar tanto a efemeridade da vida quanto a morte:

"Acresce-se que as histórias estão repletas de elementos simbólicos e de uma grande variedade de convenções, todas expressas não-verbalmente; estabelecem uma comunicação muito íntima entre o artista e o leitor japonês. (...) O desenho de uma cerejeira em flor, cujas pétalas são delicadamente levadas pelo vento, pode provocar, por exemplo, diversas emoções aos olhos ocidentais, mas na tradição japonesa simbolizam a fugacidade da vida. Além disso, é essa a flor que representa os samurais. Assim, numa história onde haja a probabilidade de morte de um personagem, a presença de uma cerejeira com as flores caídas num quadrinho é o índice para que os olhos japoneses identifiquem a concretização dessa suposição."

Um exemplo é a cena da morte do cavaleiro de ouro Shaka, de Os Cavaleiros do Zodíaco - Saga de Hades, em meio a um turbilhão de pétalas rosadas das cerejeiras. Assista aqui.


By Geisy N.

Comentários