Pular para o conteúdo principal

Top Animes de Verão 2016: "Servamp" e... Vampiros de novo?!

Mesmo depois de terem recorrido a toda espécie de monstro como titãs, mortos-vivos, demônios-yokais, ghouls e kabanes, recupera-se o tema das histórias de vampiro - não como inimigos terríveis tal Drácula, mas como o novo "amigo" dentuço do homem. Contudo, fique despreocupado, pois Servamp não é um romance servido a la Crepúsculo.


Trata-se de uma adaptação do mangá de mesmo nome, pelo estúdio Brain's Base, e segue as perigosas aventuras de Mahiru Shirota, um estudante do colegial cuja lema é algo como "facilite, faça você mesmo!", depois de encontrar um gato preto chamado Kuro. Acontece que Kuro é na verdade um dos 7 Servamps (Servant + Vampire), aquele que corresponde ao pecado da preguiça. Sob um contrato de sangue, Mahiru se torna seu Eve, isto é, o mestre do familiar-vampiro-gato preto e acaba envolvido numa batalha entre os 7 servamps e seu 8º irmão bastardo, Tsubaki.

Tendo assistido até o 3º capítulo, o anime parece promissor e, merece menção, sua OP e ED estão entre as melhores da temporada. OLDCODEX (Kuroko no Basket, Free!, God Eater) interpreta a canção de abertura “Deal with”, enquanto Takuma Terashima (Log Horizon) fica com o tema de encerramento “Sunlight avenue”.

A personagem Kuro se mostrou especialmente complexa, oscilando entre a extrema preguiça de não querer fazer nada problemático e uma enorme agressividade ao derrotar o oponente. Também propõe uma reflexão à Mahiru, que nos faz questionar: você é alguém que toma ações ou que apenas cospe palavras? Pede por ajuda ou toma a iniciativa de fazer algo você mesmo?


A segunda dupla de Eve e Servamp, Misono Alicien e Snow Lily, também se mostrou particularmente carismática.


Outro personagem que merece destaque é Sakuya, o piadista de cabelo verde que se revela um inimigo. Como saber quando estamos mentindo ou falando a verdade? Será que nós mesmos sabemos?


Vampiros na literatura e na TV
Vampiros não são novidade na história da literatura. Agora, algo que talvez você não saiba é que nem sempre eles deram dinheiro. Segundo a Folha Online, Bram Stocker, o autor de Drácula (1897), mal conseguiu vender alguns poucos exemplares e morreu sem ver seu romance ser reconhecido como obra-prima. No final dos anos 1970, o mito é reinventado quando Anne Rice publicou Entrevista com o Vampiro (1996), onde as criaturas da noite ganhar um ar mais romântico e sedutor. Depois, foi a vez de Stephenie Meyer com sua fórmula clichê que vira um bestseller de vendas. A partir daí, surgiu uma nova tendência focando no romance entre um humano e um imortal. 

Nos animes, também vemos histórias romanescas similares como é o caso de Vampire Knight, Diabolik Lovers, Rosario to Vampire e Karin (esse último é uma verdadeira paródia, em que Karin não suga sangue, mas sim sofre de excesso dele). Ainda assim, existem aqueles que tentam quebrar os esteriótipos, tal como o recente Owari no Seraph que mostra a corrupção, o bem e o mal, nas sociedade humanas e vampíricas.

Seja com aparências monstruosas ou absolutamente irresistíveis, fugindo da luz do sol ou brilhando nela, qualquer que seja a roupagem do mito, o fato é que os vampiros conquistam cada vez mais a atenção dos leitores/ telespectadores.

By Geisy N.
Título: Servamp(サーヴァンプ)
Gênero(s): Ação, Comédia, Supernatural, Vampiros, Josei.
Assista Online: Servamp

Comentários