Pular para o conteúdo principal

Top Animes de Verão 2016: "ReLife" e a busca eterna pela juventude

No Brasil, vazam provas do ENEM; no Japão, episódios de anime... Quem gostaria de tomar uma pílula para voltar ao passado e concertar seus erros é o estúdio TMS Entertainment, que vê agora seu trabalho de meses lançado de uma só vez na rede por causa de uma decisão descuidada de outra empresa. Dado isso, os 13 episódios do anime ReLife já estão disponíveis na internet e, para a felicidade dos fãs, pode-se discutir a adaptação feita por completo. Além de falar da polêmica do vazamento, comparamos aqui a obra não só à série original, mas também a um tema antiquíssimo da literatura e da natureza humana: a busca pela eterna juventude.


ReLIFE (リライフ) é um web manga japonês, ainda em andamento, escrito e ilustrado por Yayoiso. Foi inicialmente publicado pela NHN PlayArt no app Comico em 2013, mas, no ano seguinte, virou livro físico pelas mãos da Earth Star Entertainment. O primeiro volume alcançou o 30º lugar no quadro semanal da Oricon e, em 17 de agosto de 2014, já tinha vendido 33.637 cópias. O segundo volume alcançou números ainda maiores: 9º lugar no ranking e, em 16 de novembro de 2014, 46.040 cópias vendidas. Por fim, o mangá conseguiu o 6º lugar no Zenkoku Shotenin ga Eranda Osusume Comic 2015 e foi nomeado o melhor mangá no 39th Kodansha Manga Awards. Em 8 de fevereiro de 2016, a série computava 1 milhão de exemplares vendidos.
Uma peça de teatro baseada na série será apresentada em Tokyo e Osaka no final de 2016. 

Além disso, já em 2015 anunciaram uma adaptação do mangá para anime esperada para estreiar em julho de 2016. TMS Entertainment produz a série com Tomo Kosaka na direção. O tema de abertura é "Button" de Penguin Research, enquanto artistas diversos dão voz ao encerramento de cada capítulo. Contrariando todas as expectativas, todos os episódios foram lançados na web já em 24 de junho de 2016. O que aconteceu? A empresa Comico decidiu disponibilizar os episódios para todos os assinantes do ReLIFE Channel app, mas acontece que os espertinhos de plantão não deixaram a oportunidade passar e disponibilizaram online para todo o mundo. Descobriu-se que o anime adaptou 100 dos 132 capítulos publicados até agora.


O anime

Já pensou em reviver a sua adolescência com a experiência de um adulto? Arata Kaizaki é um N.E.E.T., um desempregado solteirão de 27 anos que acabou de perder sua última grande fonte de renda - a mãe liga avisando que não lhe enviariam mais dinheiro. Incapaz de achar um emprego decente por causa de sua carteira de trabalho suja com uma demissão após apenas 3 meses, ele se vê concordando com Ryou Yoake em participar como cobaia do experimento do laboratório ReLIFE. Arata toma uma pílula que lhe devolve a aparência de um garoto de 17 anos e vai (re)viver a vida de um colegial por um ano, com a promessa de ter suas despesas pagas pela empresa e a promessa de um emprego garantido ao final da experiência. O primeiro dia do jovem-adulto na escola é hilário. Em sua classe, conhece uma porção de jovens interessantes: a estranha Chizuru Hishiro, na verdade, apenas uma garota sem habilidades sociais que quer fazer amigos; o estiloso Ooga, excelente nos estudos, mas péssimo nos esportes e no romance; a aluna transferida Onoya An, rápida em captar o que acontece ao seu redor, mas tão ruim quanto o protagonista nos estudos; e a orgulhosa Kariu Rena, sempre se esforçando ao máximo para superar seus rivais.
A partir da conexão que estabelecerá com seus amigos, Arata deve encontrar aquilo que lhe falta para viver feliz no mundo real.
Na minha opinião, o anime é uma boa indicação para passar o tempo e aproveitar os últimos dias de férias. Boas risadas e uma dose inconsciente de reflexão são garantidas.


Busca pela juventude eterna

Segundo o Jornal da Cidade, desde os tempos antigos, a velhice e a morte são temas centrais e problemáticos da existência humana. Cristina Rodrigues Franciscato, doutora em literatura grega antiga, afirma que “Somos seres mortais e efêmeros que anseiam e sonham com a imortalidade”; isto é, “Somos seres marcados por essa dor, que é a consciência da nossa efemeridade, de que somos mortais. E antes de morrermos, envelheceremos. Essa é a ferida incurável da nossa espécie”.

Dado isso, a busca pela juventude eterna retrata o medo do tempo e a vontade de controlá-lo. Afinal, atualmente, muitos pensam que a velhice é sinônimo de inutilidade e, por causa disso, correm desesperadamente por uma maneira de manter-se jovem, mesmo a custo das plásticas mais perigosas.

“Assim como gosto do jovem que tem dentro de si algo do velho, gosto do velho que tem dentro de si algo do jovem: quem segue essa norma poderá ser velho no corpo, mas na alma não o será jamais”. (Cícero) 

Há muitas histórias sobre seres imortais. Uma das narrativas mais simbólicas sobre a juventude na Mitologia Grega é a da Sibila de Cumas. Um dia, Apollo concedeu a ela um desejo e Sibila, aquela que carrega o dom da profecia, pediu para viver tantos anos quantos fossem os grãos de areia que tinha colocado na palma de suas mãos. O desejo lhe foi concedido, porém, ela se esquecera de pedir a juventude e foi consumada pela idade. No fim, ao perceber o erro, repetia continuamente o desejo de morrer. Segundo o site Obvious, a lenda nos leva à reflexão de que, assim como a vida eterna, a busca pela eterna juventude não deve ultrapassar um certo limite: o da aceitação da natureza da existência humana.

By Geisy N.
Título: ReLIFE
Gênero(s): Comédia, Drama, Romance, Vida Escolar, Slice of Life, Ficção Científica.
Assistir Online: Animakai
Ler Online: Mangafox

Comentários