Pular para o conteúdo principal

Os Relógios - Agatha Christie

By Gisleine N.
Editora: Record
Ano: 1989
Páginas: 253


Neste conto, uma jovem datilógrafa é convocada para um serviço na casa de uma senhora. Recebe a instrução de entrar na residência sem bater, pois a porta estaria destrancada e, em seguida, ir até à sala de estar onde era aguardada. Mas o que encontra é um cadáver não identificado, além de quatro relógios misteriosamente congelados na mesma hora: quatro e treze. Esse é mais um enigma para  o detetive Hercule Poirot. 
"(...) se parece tão complicado, deve ser simples"


O corpo é de um senhor de 55 a 60 anos. A dona da casa aparece momentos depois do crime afirmando não saber de nada. O detalhe perturbador é o fato dela ser cega.  O motivo intrigante: porque uma senhora cega sairia de casa sozinha e deixaria a porta aberta? A dona da casa se defende dizendo que não conhece o homem morto em sua sala, mesmo depois de tocar suas feições. O melhor a fazer é investigar os vizinhos. Porém, a rua do crime tem layout de meia-lua, onde o quintal de trás das casas dão umas para as outras, ou seja, no quintal do "Vizinho X" você consegue ver os fundos da casa do "Vizinho Y" e, logicamente, é possível passar de uma casa para a outra por esses quintais. As crianças da região fazem isso, caçando os gatos de uma das vizinhas.

Muitos detalhes e outras investigações aparentemente desconexas são, na verdade, dicas importantes e relacionadas entre si. Quatro dos relógios encontrados na sala do crime nunca foram vistos por ninguém. O motivo do horário também é desconhecido - 16:13. Todos são suspeitos, inclusive a datilógrafa que encontrou o corpo, ainda mais depois que sua colega de trabalho também é assassinada.

Nesta estória, Hercule Poirot já é um senhor com mais idade, pois este personagem envelhece de acordo com o ano de lançamento dos livros em que tem participação. Para quem acompanha o detetive Belga (nunca se esqueça disso, Poirot sempre frisa rs), ele está mais metódico do que nunca, mas isso é compreensível devido a idade e o conhecimento inegável que possuí e não esconde -  a humildade não se enquadra no seu perfil.

Confesso que adorei, apesar de talvez não considerá-los um dos "Top's 10" da Agatha. Hercule Poirot explicará tudo no final do livro, mas tenha em mente que é possível sim você-leitor desvendá-lo antes disso: esse crime não é um dos mais complexos, portanto preste atenção nas dicas deixadas pelos personagens, mas ao mesmo tempo não deixem eles te confundirem.  
Leia devagar e com atenção para descobrir mais um culpado da rainha dos mistérios policiais Agatha Christie.




Comentários