Pular para o conteúdo principal

Mangá - 1 Litro de Lágrimas (Ichi Rittoru no Namida) - Aya Kito



História baseada nos diários reais escritos por Aya Kito, leva-nos a perceber o quanto é maravilhoso viver e poder desfrutar de tudo que o mundo nos proporciona. 
Aya Kito era apenas uma colegial de 15 anos quando descobriu que possuía uma doença incurável e mortal chamada degeneração espinocerebelar, que pouco a pouco atrofia o cérebro e limita os movimentos do corpo, a começar pela perda de equilíbrio, depois a impossibilidade de andar e até mesmo de falar. 

Por sugestão de sua mãe, Aya ainda no inicio do descobrimento da doença, passou a escrever um diário no intuito de ajudar os médicos a compreenderem seus sintomas, porém a menina que sonhava ser escritora pôs nas páginas de seu diário muito mais do que meras palavras, relatou sobre o preconceito sofrido na escola por conta da doença, à primeira paixão, transbordando reflexões e a vontade de viver.
Aya continuou a ser forte e a tentar viver o máximo possível. Com o passar dos anos começa a não conseguir mais caminhar, a comer, a falar e no leito do hospital passa a não conseguir escrever em seus diários, algo que gostava imensamente de fazer.

Verdadeira Aya Kito aos 15 anos
O simples fato de andar, falar, comer e até escrever é visto como algo maravilhoso e desejado por essa menina que sofreu e foi corajosa o suficiente para sonhar.


“Por que essa doença me escolheu? Destino é algo que não se pode colocar em palavras.”


O mangá é bem mais resumido que o livro e o Dorama, mas a história é a mesma, e apesar de ter apenas 176 páginas é possivel entender um pouco do drama que Aya fortemente enfrentou.
Nas 200 páginas do livro, além do diário de Aya, a médica responsável pelo tratamento descreve seu ponto de vista e explica mais sobre a doença. A mãe de Aya encerra a história dizendo como foram os últimos minutos de sua filha e seu parecer sobre todo o sofrimento que passou ao seu lado.

Dorama 1 Litro de Lágrimas ou "Ichi Rittoru no Namida" no original em japonês
O dorama, lançada em 2005 com 11 episódios, emociona muito mais que o mangá e o livro, pois é possível acompanhar a evolução rápida e impiedosa da doença. O mangá, lançado em 2006, é ótimo, mas não abrange o final da vida de Aya, somente seus anos na escola convencional e sua luta para continuar estudando como uma colegial normal. O livro, que é a reprodução de seus diários, é bem mais profundo e esclarecedor. Não importa se trata-se do livro, manga ou dorama, todos te levam a pensar o que você faria no lugar de Aya. Será que seriamos tão valente quanto ela?

O diário escrito pela própria Aya foi publicado mais tarde, após a sua morte na década de 80, sob o título de “1 Litro de Lágrimas” para que pessoas portadoras de necessidades especiais como ela, bem como qualquer individuo vive-se intensamente, almejando sempre seguir em frente, mesmo tendo tudo para desistir. Aya faleceu jovem, aos 25 anos, já incapacitada de andar, falar ou escrever, exceto com ajuda de aparelhos.

“O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais.” 



By GNA

Comentários