Pular para o conteúdo principal

1808 - Laurentino Gomes


O livro relata o período da história brasileira que começa no final de 1807 com a partida (fuga) da corte portuguesa para o Brasil e estende-se ao retorno para Portugal no inicio do ano de 1821.
Nesta época a rainha de Portugal era D. Maria I, porém como ela foi considerada Louca e afastada do trono, assumindo o Príncipe regente D. João. Tendo o seu filho mais velho D. José falecido aos 27 anos devido a varíola (D. Maria I se recusou a deixar que os médicos aplicassem a vacina em seu filho), quem assumiu o trono foi D. João como o Príncipe Regente. D. João não tinha sido criado e preparado para assumir o trono de Portugal, era um homem medroso, indeciso e influenciável.
Historiadores afirmam que em 1580, apenas 80 anos após o descobrimento do Brasil, a historia já apresentava indícios sobre a vontade da corte portuguesa em vir para o Brasil, mas o que impulsionou a "repentina" decisão de D. João em vir para a colônia brasileira, foi a noticia de que as tropas francesas, lideradas por Napoleão Bonaparte, estavam a caminho de Portugal e como era de conhecimento de todos quão grande força tinham as tropas de Napoleão, D. João reconheceu que não tinha condições de vence-lás (Mesmo que os historiadores afirmem que D. João teria tido força para expulsar as tropas francesas se tivesse lutado). Por isso, resolveu com a ajuda e influência britânica, que fugiriam antes do raiar do Sol no dia 29 de novembro de 1807. Credito esta fuga não apenas ao medo e insegurança de D. João, mas como também aos interesses dos ingleses, estes escoltaram as embarcações da fuga e em troca D. João se comprometeu numa aliança que no final  beneficiava muito mais os próprios ingleses.
Lendo 1808, podemos entender um pouco da situação atual do Brasil, afinal nada é por acaso. As cidades brasileiras não estavam preparadas para receber a corte portuguesa, faltavam moradias e a forma mais prática encontrada pelos nobres portugueses foi simplesmente expulsar de suas casas as famílias que aqui viviam.
1808, chega a ser um livro até cômico, mostra detalhes da falta de higiene do rei, das suas atrapalhadas e medos e conta um pouco da sua intimidade com sua esposa, a Rainha Carlota Joaquina, que o odiava com todas as forças e fazia o que estivesse ao seu alcance para destronar D. João.
D. João só resolveu voltar para Portugal após a derrota de Napoleão, mas não porque ele realmente queria, como sempre foi aconselhado a faze-lo. Seu filho mais velho, D. Pedro I, preferiu ficar no Brasil apresentando diversas razões, entre elas que sua esposa, a Princesa Leopoldina, estava em vias de ter o primeiro filho do casal. O Dia do Fico, marca o retorno de D. João para Portugal e D. Pedro I ficando no Brasil como príncipe regente da principal colonia portuguesa.

Esta obra é resultado de 10 anos de pesquisa do jornalista Laurentino Gomes. A pesquisa que deu origem ao livro teve seu inicio de uma edição comemorativa para Revista Veja (na qual Laurentino atuava como jornalista) que visava ser publicada em três edições: O descobrimento, A colonia e a Republica. Porém somente o exemplar sobre o Descobrimento do Brasil foi lançado. Mas isso atiçou a curiosidade do autor em saber mais sobre as peculiaridades do passado de nosso Pais, tendo como fruto os livros sobre a verdadeira origem do Brasil como nação.

Para quem quer de fato entender os porquês do que somos Hoje como nação, indicou esta grande obra literária, que apesar de não ser publicada como um livro didático, apresenta uma linguagem de fácil acesso que instrui e "abre a mente" para as realidades do Brasil.

By GNA

Comentários