Pular para o conteúdo principal

Eu e Você - Niccolò Ammaniti


Eu e Você foi o livro que inspirou o filme de Bernardo Bertolucci. Se tentar julgar o livro pela capa pode se enganar profundamente ao concluir que se trata de uma estória de amor ou um romance impossível. Muito pelo contrario. Ao lê-lo vemos um cenário bem diferente. 

Tímido, anti-social e neurótico, Lorenzo, um menino de 14 anos, tem dificuldade de se comunicar com o mundo. Ele acredita que seu destino seja viver isolado, sem conflitos e sem colegas irritantes.  Mimando por seus pais, o garoto não tem muito dificuldade em engana-los, usando sua inteligencia para criar uma grande mentira e poder passar a "semana branca"* ¹ italiana escondido no porão da casa, ouvindo música, jogando vídeo game e lendo sem ser incomodado.
Seu mundo perfeito porém desaba quando, de repente, uma moça invade o porão em busca de de seus pertences - a rejeitada meia-irmã de Lorenzo, Olivia de 23 anos. Olivia nunca é citada na frente de Lorenzo por seus pais e ele mal se lembra dela. Em poucas cenas que resgata da memoria somente se lembra de ela ser uma moça reclusa como ele e muito bonita. Porém qual não é a surpresa do garoto ao vê-la cansada, suja e com olhos inchados e vermelhos.

Um estória narrada por um Lorenzo de 24 anos relembrando sua meia irmã e como ambos se ajudaram quando tiveram a oportunidade de estarem juntos.

A trama e cheia de analogias, principalmente por parte de Lorenzo. O rapaz se considera uma mosca em meios as vespas - É preciso usar o mimetismo* ² para sobreviver no mundo hostil.
No mundo de "Eu e você", Niccolò trabalha como as mentiras de uma mente adolescente podem representar seus verdadeiros desejos. Lorenzo mente sobre a semana branca para seus pais, pois era isso que ele desejava - Ter amigos e ser convidado para esquiar na neve.  
Trabalhar, também, os possíveis efeitos de promessas não cumpridas e o desejo de querer, mas não poder, como vemos no caso de meia irmã de Lorenzo, que no curto espaço de tempo que esteve junto de seu irmão conseguiu vencer os efeitos colaterais do uso de entorpecentes, porém ao se afastar dele levou o mesmo fim que muitos usuários. Ela desejava ter o apoio de seu irmão ao longo dos anos e se apegou a promessa de que voltariam a se ver, porém isso nunca aconteceu, pelo menos não em vida.


By GNA

Notas:
¹ "Settimana bianca" ou Semana branca são sete dias de férias de inverno, no mês do agosto, que os jovens têm direito na Itália. A Itália oferece opções para todos os gostos e bolsos e orgulha-se de possuir algumas das mais belas e seguras pistas de esqui do mundo, onde muito optam por passar esses dias de descanso.

² Mimetismo é quando uma espécie possui características que evoluíram especificamente para se assemelhar com as de outra espécie. Essa semelhança confere vantagens, como proteção contra predação para um ou ambos os organismos. Sua etimologia é proveniente do termo grego "mimetés" que significa imitação. Foi originalmente usado para descrever pessoas que se parecem. Somente no século XIX foi aplicado para a biologia.

Comentários