Pular para o conteúdo principal

O Segredo - Rhonda Byrne


O Livro 'O Segredo' fez muito sucesso em seu lançamento nos EUA em 2006. Publicado no Brasil em 2007 teve várias reimpressões e conquistou inúmeros fãs. Rhonda reuniu uma equipe de empresários, consultores, físicos,  médicos, mensageiros espirituais, estudiosos de diversas áreas e até mesmo o ex-candidato a presidência dos EUA o Ph.D. John Hagelin. A "chave" das ideias trabalhadas no libro é o filosofo, escritor e consultor Bob Proctor, que ministra palestras sobre potencial mental e a Lei da atração.

Existem diversos materiais relacionados a este livro como um Filme/Documentário e o site (http://osegredo.tv/) que comentam exaustivamente da Lei da Atração. Porém todos os materiais falam a mesma máxima clichê dos exemplares de auto-ajuda: Ame e confie em si mesmo.

É anunciado como "os fragmentos de um grande segredo foram encontrados", porém mostra-se o que é o tal "Segredo" logo nas primeiras páginas e a partir dai o termo "O Segredo" serve somente para auto divulgar o próprio livro. 
Muitas vezes apresenta histórias de pessoas que conseguiram "algo", seja dinheiro ou saúde, utilizando a técnica de 'Atração' de que o livro trata. Mas, em muitas das vezes, o contexto é vago, os relatos são narrados muito rapidamente com finais milagrosos sem contar o caminho que foi percorrido até lá. Na verdade a máxima do livro é dizer que "Você não deve pensar no 'Como' vai conseguir esse 'algo' desejado, mas deixar que o Universo trabalhe por Você. O que basta é somente pedir, acreditar que já tem e receber". 
As pessoas que apresentam seus relatos ficam milionários ou se curam de doenças mortais de uma hora para outra, somente por mentalizar que estão ricos ou curados. É claro que o poder da mente é uma coisa desconhecida, inexplorada e que já existe comprovação da força do pensamento positivo para achar o caminho para a cura de doenças, mas a forma como Rhonda apresenta as ideias dos outros pensadores fica a impressão ao leitor que é só "mentalizar" a gir como se já tive-se recebido a dadiva é "tá-dá!" vai tudo acontecer magicamente.

O pior fator deste livro, além da sua própria auto divulgação, são as contradições. Se você ler com a tenção vai verificar que em certo momento alguém fala como fico milionário só de mentalizar e agir como se fosse um milionário. Existe um capitulo falando de como usar O Segredo (Traduzindo: O Livro) para atrair dinheiro. Porém nos parágrafos finais "do nada" Rhonda traz a tona grande profetas como Moises e Jesus Cristo e diz como ele foram ricos em suas existências, pois sabiam o poder do Segredo. Você até entende quais são os pontos que a autora quer atingir, mas em momento algum deixa claro que são duas ideias de riqueza totalmente distintas. Se analisado profundamente o livro fala 99% de mentalizar riqueza material e não espiritual.

Peça, Acredite e Receba. Não importa o que você queira. O Universo vai dizer: "Seu desejo é uma ordem!". 

Claro que essas três palavras são importante para se alcançar um objetivo, mas o "Universo" não vai trabalhar sozinho. Você somente mentalizar e agir como se já tivesse alcançado o seu desejo não vai fazer ele acontecer. Alguns dos estudiosos que participam do livro afirmar que "a ideia de trabalhar e se esforçar o máximo que puder não ser valida se você não aplicar o Segredo", porém existem contradições, afinal ninguém fica rico se não fizer um bom planejamento, trabalhar muito e se esforçar para atingir uma meta. Sinto informar que o "Universo" não vai colocar cheques na sua caixa postal, como acontece em determinado relato, mesmo se você acreditar e mentalizar isso com toda a sua força. Terá que encontrar uma forma de atrair o seu dinheiro, sua felicidade ou seu grande amor sozinho, nenhum filme ou livro vai dar isso de graça para Você.

"Quer você ache que pode, quer ache que não pode, de um jeito ou de outro você está certo"
Henry Ford (1863-1947)


Segundo os conceitos do livro nesta frase Ford utilizou "O Segredo" e a "Lei da Atração" quando criou seu primeiro veiculo motorizado - O Ford T. Quem se interessar em estudar um pouco de administração verá que não foi bem assim que Ford construiu o seu império e a sua forma de produção por linha. 


O Site Administradores.com publicou recentemente um artigo sobre os doze passos para alcançar uma meta, citando este livro, e dizendo porque ele está errado. Segundo o artigo de Candeloro (2013) o livro cita somente, e vagamente, o primeiro passo para o sucesso e são 12, ou seja, falta 11 até que você atinja sua meta. Candeloro ainda acrescenta que seria interessante um 13° passo para revisar os fatos e tirar lições apreendidas.
Acesse o artigo de Raúl Candeloro no link:

Apesar dos estudiosos renomados, que participam do livro e documentário, este livro e seus derivados são inteiramente comerciais. Podemos dizer que as 198 páginas do livro, o conteúdo do site e o próprio filme podem ser resumido em uma única frase: Pense positivo, tenha bons hábito, não se queixe ou dê "corda" para incentivar as queixas dos outros, se ame, agradeça pelo que tem e principalmente Acredite em seu potencial. E sinto informar que este não é nenhum Segredo.

By GNA

Comentários