Pular para o conteúdo principal

O Símbolo Perdido - Dan Brown


O quinto livro do consagrado escritor de suspense norte americano Dan Brown, traz como tema principal a francomaçonaria nos EUA, seus vários símbolos ocultos e os fundadores da nação norte americana e seu envolvimento com a irmandade. Lançado pela editora Sextante em 2009 apresentou uma tiragem inicial de 400 mil exemplares, porém dobrou o número de exemplares para 800 mil devido ao grande sucesso nos Estados Unidos, Canada e Reino Unido.

O Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio aos Museus Smithsonian (CAMS) são os cenários desta aventura. 
Robert Langdon, de "Anjos e Demônios" e "O Código da Vinci", simbologista da Universidade de Harvard protagoniza este livro. Convidado para realizar uma palestra no Capitólio, supostamente por seu grande amigo e mentor, o maçom Peter Solomon. Logo se descobre que a verdade é sombria: Peter fora sequestrado por Mal'akh. 
Capitólio dos Estados Unidos da América em Washington D.C
A mão direita de Peter aparece no Capitólio apontando para o teto. A pintura da Apoteose de Washington. Logo Langdon entende o sinal - A mão do destino. A partir de então começa uma jornada entre os símbolos da francomaçonaria para resgatar Peter e acabar com as intenções de Mal'akh.
A Apoteose de Washington - Afresco de Brumidi que se encontra no teto do Capitólio do EUA
Katherine Solomon, irmã de Peter Solomon e cientista das ciências noéticas, também está em apuros. Mal'akh coloca Katherine como parte de seu plano para que ele tenha sua ascensão como um "Sacrifício Perfeito".
Mal'akh usa seus disfarces para guiar todos na direção que ele deseja - Desvendar a Piramide Maçônica. Repleta de símbolos, em várias camadas, somente um simbologista consagrado como Robert poderá desvenda-lá. Mal'akh é cheio de mistérios. Ex-presidiário de uma prisão em Istambul, alimenta um grande ódio por Peter, o condenando de ter abandonado seu filho Zachary Solomon para morrer nessa prisão, tendo Peter a chance de pagar sua fiança e liberta-lo. Mal'akh coleciona o saber pelos símbolos e seus significados e tatuou o corpo por completo com esses símbolos de poder, exceto por uma unica área em seu crânio. 
Para deixar o cenário mais intrigante, Inoue Sato, chefe do Office of Security da CIA, coloca a captura de Mal'akh como uma emergência, pois ele está a ameaçar a segurança publica. Nola Kaye, Analista da CIA, e Rick Parrish, especialista em segurança da CIA, estão o tempo todo atualizando Sato com informações sobre o caso, mas fica claro que sem a ajuda de Langdon e Katherine o vilão não poderá ser detido.
Com a ajuda de Warren Bellamy, Arquiteto do Capitólio (Arquiteto aqui significa, grotescamente falando, o encarregado de cuidar e selar deste patrimônio), e Reverendo Colin Galloway, reitor da Catedral de Washington, ambos Maçons de grau 33, o grau mais elevado da maçonaria, ajudaram nossos heróis a solucionar todos os mistérios.
Todas as partes para desvendar a piramide maçônica são pequenos quebra-cabeças. Um dos primeiros a serem desvendados foi com o auxilio de "Melancolia I" do artista Albrecht Dürer, que contém entre as gravuras um quadrado mágico.
"Melancolia I" de Albrecht Dürer 
Entre conceitos científicos surpreendente, Katherine, nos apresenta uma ciência fantástica, a Noética. Ciência que procura construir uma ponte entre Ciência e Religião, resgatar antigos conhecimentos presentes em todas as culturas, mitologias e doutrinas e coloca-las sob uma nova luz, a da comprovação científica.  
Outro quesito são as análises detalhadas de obras, artísticas e arquitetônicas, visíveis em Washington D.C e todos os mistérios que os envolvem.
O final de Mal'akh será trágico, mas suas rações serão reveladas. Será mesmo que Zachary Solomon, o filho amado de Peter, estará morto? Ou durante todos esses anos que Peter se culpou e a verdadeira história estava distorcida? Zachary não foi o filho que Peter educou, caiu nas tentações mundanas apodrecendo sua alma e destruindo seu corpo com o uso de drogas. Optou por ter a herança milionária de seu pai famoso ao conhecimento dos antigos. Porém ao contrario do que ele imaginava, Peter o amou como  filho, apesar da grande decepção e da certeza do brotar do mal em sua alma anteriormente pura.
Laus Deo - Deus seja Louvado (Obelisco em Washington D.C)

Dan Brown permite ao leitor decifrar os símbolos juntamente com Langdon e Katherine e ver que muitas das inscrições cifradas são simples de serem compreendidas desde que se tenha um prévio conhecimento.
A mensagem final desta obra é maravilhosa.  O grande potencial de criação do homem. O corpo como o verdadeiro Templo divino. A mente como a presença de Deus em nós.
Para entender mais sobre "O Símbolo Perdido" assista a entrevista com o escritor Dan Brown exibida no Fantástico no ano de lançamento do livro no vídeo a seguir.


O tema escolhido por Brown para este excelente livro é intrigante e desperta muita curiosidade. A maçonaria sempre foi uma ordem cheia de mistérios, e considerada por muitos cristãos como satânica, devido aos seus ritos de iniciação, mas é comprovado historicamente que muitos maçons foram pessoas influentes e grandes lideres. 
Anel de um iniciado em Grau 1 na Francomaçonaria

Os maçons são uma sociedade discreta que prega a boa índole, respeito a família, espírito filantrópico e o firme propósito de sempre buscar a perfeição, aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes. Não faz distinção de crença religiosa ou raça. 
Calcula-se que existam 6 milhões de maçons espalhados pelo mundo. Este se reúnem em  lugares conhecidos como células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou o mais comumente usado "Lojas", onde todos são iguais em direitos e honras.
Anel Simbolo do alcance do Grau 33 (Ultimo Grau) da Francomaçonaria
O número 33 é um de seus símbolos sagrados. 33 anos foi a idade deduzida da crucificação de Jesus Cristo. 33 são as vértebras da coluna vertebral humana. 33 são os graus de iniciação da maçonaria. Uma vez iniciado maçom todos os outros já iniciados viram seus "irmãos" aos quais você deve ajudar e proteger.
Piramide Maçônica em uma nota de 1 Dolar
O EUA foi idealizado por grandes figuras históricas maçons, por esse motivo é uma das nações com maiores evidencias de sua passagem. O simbolismo maçônico está impresso em sua notas - O simbolo da piramide com o "olho que tudo vê" em seu cume.

No Brasil, apesar da sua descrição e não aparente participação, eles também marcam presença. Em 1815, alguns iniciados na maçonaria em Portugal se comprometeram a lutar pela independência do Brasil. José Bonifácio de Andrade e Silva, o Patrono da independência,  foi o primeiro Grão-mestre da Loja maçônica "Oriente do Brasil", originada da união de três Lojas maçônicas. A instituição somente aceitava quem realmente estivesse comprometido com a independência do pais.
Seja na ficção ou na vida real, o assunto abordado é extremamente fascinante e desperta interesse e curiosidade.

By GNA

Comentários