Pular para o conteúdo principal

Filme - As Aventuras de PI


Narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida foi modificada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar com os animais em um navio rumo ao Canadá. Nessa viagem, acontece uma catástrofe, e somente PI consegue sobreviver - toda a sua família morre dormindo. 
Como um naufrágio, no meio do oceano Pacífico, o menino deriva em um bote, cercado de alguns animais - Um orangotango, uma hiena,  uma zebra e ratos. Mas a lei da natureza, do predador e da presa, fala mais alto e rapidamente os animais  devoram-se uns aos outros. O sobrevivente foi o mais forte e temido: o tigre-de-bengala Richard Parker. 

Assim tem inicio a verdadeira luta de Pi ao lado de um dos predadores mais temidos, em meio a um oceano sem fim, e a incrível vontade de viver.
O Tigre-de-Bengala Richard Parker
Ao contrario de muitas histórias de ficção em "As aventuras de PI" não vemos o animal selvagem vivar amigo do garoto a ponto de os dois batalharem juntos pela sobrevivência. Aqui o cenário é um pouco mais real. O Tigre em nenhum momento abre mão do território conquistado (O bote salva vidas) obrigando Pi a fabricar sua própria jangada.
Quando criança Pi não sentia tanto medo do tigre, na verdade ele tentava se aproximar dele. Seu pai então lhe demonstrou como o tigre poderia ser cruel. Ao final deixou na lembrança de Pi uma frase enraizada:

"Tigres não são bichos de estimação nem ursinhos de pelúcia, mantenha a distância, não chegue perto demais!"

Para sobreviver no mar junto ao tigre Pi se lembrou desta frase. Sempre mantendo distancia do tigre, porém nunca perdeu o respeito pelo imponente animal. 
A fantasia fica por conta dos excelentes efeitos especiais, que dão vida a ilhas cheia de magia e um oceano translucido. 

O filme é uma adaptação do livro de Yann Martel, considerado um dos romances mais importantes do século XXI. Foi descrevido como "uma força poucas vezes vistas na literatura mundial" se tornando um grande best-seller. 
Pi e sua companhia insólita dos animais selvagens montra ao telespectador, ou leitor, um mundo onde a realidade das ações dos animais e a fantasia da estória se misturam com perfeição.


By GNA

Comentários