Pular para o conteúdo principal

K-Drama - Faith ( 신의 )



Faith é um k-drama (Drama sul coreano), também conhecido pelo nome de The Great Doctor, com o consagrado ator e diretor Lee Min Ho como protagonista. Aqui seremos tragados por uma estoria épica, cheia de fantasia, aventura, ação e romance. São 24 episódios contendo uma trama maravilhosa.
Considerado um dos melhores sageuk (dramas épicos) de 2012, Faith realmente prende o telespectador. Devido ao seu extremo sucesso na coreia, como sempre, surgiram boatos de um possível plágio do dorama Time Slip Dr Jin. De minha parte, discordo - há somente o fato de as duas histórias apresentarem em seu enredo médicos que viajam no tempo.

Então vamos a estória....

Faith se passa no contexto histórico da Dinastia de Goryeo (que durou entre os anos 918 a 1392). Choi Young (Lee Min Ho) é o capitão dos Wol Dal Chi - a parte do exercito coreano responsável por proteger os reis. O Dorama começa em meio a uma batalha onde a princesa Noh Gook (Park Se Young) é ferida gravemente e a única chance que ela tem de sobrevivência é acreditar que a lenda do "médico dos céus" é real e trazer o mesmo para cura-lá. Assim Choi Young é enviado ao futuro através da lendária fenda do tempo. 
Nosso capitão acaba por cair na cidade de Seul em 2012, percorrendo a cidade feito um maluco acaba por entrar na palestra médica sobre cirurgiã plástica de Yoo Eun Soo (Kim Hee Sun). É claro que ele não entende que aquilo eram procedimentos de estética, não de cura, e decide que sim! Encontrou o médico do céus (Ignorando totalmente o fato "dele" ser "ela" XD).


Logicamente Eun Soo não aceita ser levada por ele, então Young dá uma "forcinha" para sua decisão. Ataca sem dó nem piedade um dos admiradores do evento fazendo-o o mesmo corte profundo no pescoço que a princesa apresenta no passado. Eun Soo fica desesperada a princípios, porém sua parte profissional fala mais alto e ela realiza o procedimento cirúrgico ali mesmo com os matérias a disposição (uma pela prova de eficacia e eficiência '-')
Está decidido! Pensa Young. Ela sabe como salvar a princesa. 
Chegando ao passado (aos trancos e barrancos rs) Eun Soo realmente salva a princesa e depois tenta dar um "perdido" em todo mundo, porém seu plano fracassa, e agora ela esta pressa em um lugar desconhecido, sem tecnologia e com pessoas feridas chegando a todo momento.
A princesa se casa e vira rainha, e o rei (pra variar) quer essa médica "cheia de poderes" no seu quadro de funcionários particulares (se é que dá pra chamar assim o.0).
Com a fama dela se espalha o influente príncipe Gi Chul (Yoo Oh Sung) acaba ficando interessado na mulher curandeira. Aqui conhecemos o vilão da estórias e seus irmãos, todos com poderes de algum elemento da natureza. A trama ganha ação e aventura de perder o folego.


Os mais perigosos vilões, alem de Gi Chul é claro, é seu irmão mais novo Chun Eum Já (Sung Hoon) - De  cabelos cinza esbranquiçados - com a incrível habilidade de tocar sua flauta, que através do vácuo do ar provocar ferimentos graves aos seus adversários, danificando os ouvidos ao ponto de os mesmos morrerem por conta de uma hemorragia interna. (Contava os minutos para esse vilão aparecer *-*)

Hwa Soo In (Shin Eun Jung), a irmã do meio, é capaz de controlar o poder de fogo por suas mãos queimando o oponente sem piedade. (Detestava quando ela aparecia ¬¬ )
Para derrotar os inimigos e voltar para casa Eun Soo une forças com Young, e nisso uma semente de amor começa a nascer entre eles. Só tem um "pequeno" probleminha... Eles estão separados por centenas de anos, consequentemente ela é centenas de anos mais velha [Rs]. 
Eun Soo, que valorizava tanto ter dinheiro e poder, agora valoriza as coisas simples e começa a desenvolver um sentimento mais que poderoso por Young. (São tantas cenas lindas que nem sei escolher uma - Mas certamente minha preferida é a primeira vez que Young chama Eun Soo de "Imja" [Algo que pode ser traduzido no Brasil como um apelido carinhoso] quando ela é envenenada)


A comédia deste dorama está em ver a reação dos outros soldados quando começam a perceber que existe um clima entre o casal protagonista. Risadas garantidas com esses guerreiros. 
O romance não é chato ou cansativo, na verdade está mais para um efeito de "causar uma aflição", já que o destino deles é incerto. 
Ninguém sabe realmente porque Eun Soo conseguiu atravessar o portar e chegar ao passado, pois, teoricamente, não seria qualquer pessoa que conseguiria passar pela fenda temporal e chegar ao passado. Misteriosamente ela acha sua assinatura em um diário antigo, o responsável pela crença no médico dos céus e cria-se um grande mistério na personagem a partir dessa fase da trama.
Depois de muitos acontecimentos, guerras, vitorias e derrotas, Choi Young não esconde seu amor por Eun Soo e os dois começam a morar juntos no alojamento que ele vive. Porém ele respeita seu espaço e somente a vigia, noite apos noite e dia apos dia, enquanto Eun Soo tenta ver uma forma de voltar para 2012. Mesmo que agora ela não tenha tanta certeza se quer mesmo voltar...
A decisão que Eun Soo toma no final é lindo. Ela entra na fenda temporal para poder salvar Young do seu ferimento mortal devido a luta contra Gi Chul  e seus irmãos, todos derrotados. Porém quando ela retorna está em uma época anterior ao período da Dinastia de Goryeo (Ou seja: Antes de Young). Sua busca agora é: Como retornar ao período Goryeo? 
Ao final ela consegue voltar, porém está em um tempo mais avançado que a dinastia Goryeo. Eun Soo fica desolada, mas escuta a conversa de soldados e reconhece alguns deles. Ela não é reconhecida, mas obtêm a informação que queria: Choi Young está vivo!


Desfecho interessante, apesar de alguns fãs e admiradores de doramas concordarem que ficou faltando um "algo" a mais para que o final fosse realmente maravilhoso.   

Comentários: 
1°) Uma grande jogada em Faith foi abordar a insatisfação pessoal através da personagem Eun Soo - Medica cirurgiã extremamente competente e que adora salvar vidas, mas que acaba se aperfeiçoando em cirurgias plasticas (Que não tem tanto interesse) somente para poder ganhar dinheiro, ter reconhecimento e uma vida mais confortável. Ao ser obrigada a viver no passado ela encontra a verdadeira razão da felicidade, aqui ela pode fazer o que sempre desejou e ser reconhecida por isso.


2°) Lee Min Ho se destacou nas filmagens por tamanha dedicação ao personagem. Fez questão de fazer todas as cenas de luta sem o auxilio de dublês. Será que ele visa ser o "Jackie Chan"* coreano?! XD

Notas:
* Jackie Chan (Chinês): Ator, produtor, roteirista, coreógrafo, diretor de cinema, cantor e especialista em artes marciais.


By GNA

Comentários

  1. Melhor produção épica sobre viagem no tempo, com um romance divino: o grande guerreiro belo e melancólico e a médica do sec.XXI.
    Eu achei lindíssimo o desfecho, não faltou mais nada. O semblante da mocinha e do Leminho mostram a felicidade dos dois e é o que basta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário