Pular para o conteúdo principal

Ele Simplesmente Não Está a Fim de Você - Greg Behrendt & Liz Tuccillo


Os roteiristas da série televisiva Sex and the City, Greg Behrendt e Liz Tuccillo idealizaram este livro com uma pesquisa realizada por eles sobre as principais desculpas que os homens costumam apresentar as mulher quando querem "cair fora" de algum relacionamento ou possível relacionamento. Não foge nada das tiradas do seriado. 
Sinceramente estes livros não apresenta nenhuma novidade, este estilo "entrevista" ou formato teste, realmente não me agrada muito para livros. (sério! Gosto de Histórias!!! ò.ó)
Aqui ora é Greg quem responde, ora é Liz, as perguntas das pessoas sobre como ficaram esperando um certo "cara" retornarem uma ligação ou pedirem para sair. Eles não "descobrem o mundo" com este livro. (Minha opnião: Isso é somente uma forma de arrecadação, afinal a média de preço deste livro no Brasil - entre 2012 e 1° semestre 2013 -  é de R$30,00 ). 
Tudo o que eles falam é mais do que obvio que o rapaz "Não está a fim de você"!
Outra coisa que realmente me irrita em livros nesta nomenclatura, são essas "ideias americana" de que para "ter graça" nos diálogos é preciso ter sacanagem ou insinuar a mesma, tantos assuntos envolvendo o questionamento do livro, milhares de desculpas que os homem falam para as mulheres e vice-versa e eles batem sempre na mesma tecla. (No Brasil, como sempre, entra-se na "onda", uma prova é o seriado Sex and the City ainda sendo exibido - Só fica oscilando entre a TV aberta e os canais pagos).
Existe um outro livro com um titulo parecido que andou confundindo muitos leitores - O Vampiro não está tão a fim de você - que segue o mesmo naipe, o único diferencial é que aqui é para os fã dos meninos com caninos avantajados. 
Particularmente este tem o piro enredo dos que já tive a "honra" de ler. O Autor se diz um vampiro e fantasia ainda mais o conto. (Não sei o que foi pior: Vlad Mezrich [Autor do livro] se dizer um vampiro "tudo de bom" que ensinará como uma mulher reconhecer e conquistar um vampiro, ou ele se basear totalmente nas ideias de Stephenie Meyer - Autora da saga Crepúsculo. Chego a pensar que entrou para lista dos "piores livros" devido a junção de ambas as razões -.- )


Ambos são livros ruins que não acrescentam muita informação ao leitor, nem mesmo estimulam a imaginação. Muito papo furado que não agrega em nada. (Detalhe esse "do vampiro" também tem faixa de preço nos R$30,00... ai me pergunto: Será que as editoras combinam?! Ou é como uma regra: O titulo do livro terminou com "algo não está afim de você" tem preço, mas não tem conteúdo! Os empresários realmente fazem qualquer coisa para ter a concorrência de mercado o.0 - Claro que aqui és minha opinião XD) 
No caso do livro "Ele Simplesmente Não Está a Fim de Você" suas vendas se deram por causa do seriado de TV e principalmente do filme lançado em 2009 "Ele não está tão afim de você". Existe quem ache o filme bom e engraçado, mas para mim foi muito previsível. Esse tipo de humor americano realmente não faz meu gênero, mas tem quem goste. 


O filme na época fez muito sucesso nos EUA e por tabela no Brasil. No filme, se você ler o livro, vai entender que são as "dicas" de Greg e Liz transformados (Finalmente!) em uma historia (Mesmo que muito fraca). Não dá pra dizer que o filme não tenha algum momento engraçado, mas não é nada impressionante.

O fato é que no final todos os "não tão a fim de você" sairão no lucro por um tempo. A "confusão" de nomes (ou com o final dos nomes melhor dizendo XD), ajudou a vender os livros e a divulgar o filme. No final se teve alguém que saiu insatisfeito foi o leitor, que se viu o filme, pode ter entendido, em algum momento, que os livros tinham valor equivalente.
Mas tudo nessa vida é relativo. Na época do lançamento dos livros citados, segundo minhas pesquisas, muitas meninas adolescentes, na faixa dos 13 ao 17 anos, gostaram das temáticas. Não podemos generalizar no final das contas. Se houve vendas é porque algum tipo de publico alvo foi alcançado.


By GNA

Comentários

  1. Nossa vou parar de associar titulo de livro com filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma técnica de mercado antiga Ichigo, mas nesse caso o Filme supera os livros e muito uma vez que tem uma história a ser contada.

      Excluir
  2. Já li tantos livros e vi o filme era ruim, mas também vi filmes, ou melhor o filme O meu namorado é um Zumbi,que o filme é tão bom quanto o livro.
    Por uns detalhes não sei escolher qual é o melhor, o filme termina de maneira que não dá para continuar, agora o livro terminar já mas aberto, mas de qualquer forma o dois são bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe uma certa dificuldade em fazer-se boas adaptações, porém existem exceções.

      Excluir

Postar um comentário