Pular para o conteúdo principal

Anime - Sakura Card Captor



Uma obra de sucesso do grupo CLAMP, Sakura Card Captor é um Anime/Mangá conhecido em grande parte do mundo. Suas publicações datam dos anos de 1996 até 2000. Já as animações somam 70 episódios, 2 filmes que complementam a história (Inclusive o final da série se encontra no segundo filme) e 3 especiais.
No Brasil o mangá foi publicado pela JBC com 24 volumes originais e recentemente a editora republicou a série em especiais compilados. O Anime foi exibido pela TV aberta Rede Globo, onde houve alguns cortes, e nas TV paga Cartoon Network e Boomerang.

Mangá versão Japonesa 

Classificado como gênero Mahō Shōjo (Gênero onde jovens meninas adquirem poderes mágicos), Sakura Card Captor é muito mais que isso. A estória não se fixa somente na fantasia tipica do gênero, mas aborda vários fatores de forma muito sutil, muitas vezes percebidas somente por adultos.
Basicamente a estória esta voltada na jovem Sakura Kinomoto, de 10 anos, e como acidentalmente liberou o poder de 52 cartas mágicas (Assistindo a série completa descobre-se 53 cartas já que uma estava celada). Contudo cada episodio levanta uma questão: Desde como Sakura convive com a morte de sua mãe até suas obrigações domesticas.
Todos os personagens ditos antagonistas da série, em certos momento, tornam-se protagonistas, desenvolvendo sua própria estória na trama.
Quando exibido pela Rede Globo, existiram cortes em cenas que entravam em assuntos polêmicos, segundo o julgamento da emissora em questão (Mesmo que as novelas da emissora sejam pornografia pura exibida as 18h ¬¬). Darei dois exemplos:

1°) Relacionamentos homossexuais


A partir da segunda temporada do anime o convivo de Toya (Irmão mais velho de Sakura) e Yukito (Amigo de Toya e uma das criaturas magicas designadas à proteger Sakura) se tornam bem mais próximos deixando a alusão a esse assunto, principalmente após o capitulo que Yukito rejeita a declaração de Sakura (antes apaixonada por ele) e diz que já tem "alguém" à proteger. Sakura pergunta se é seu irmão e a interpretação fica no ar, porque Yukito não concorda nem descorda.

2°) Relacionamentos entre professores e alunos menores de idade
A amiga de Sakura Rika sempre entrega presentes para o professor. Certo capitulo, referente ao dia dos namorados no Brasil, ela "meio" que se declara para ele - Detalhe: Essas meninas tem 10..11 anos e seus professores entre vinte e trinta. A questão entre grandes diferenças de idade sempre foi polemica e censurada por muitas culturas, mas aqui a apresentação é tão sutil e inocente que somente tendo uma mente muito maliciosa para cortar a cena (Globo censura até pica-pau vamos falar o que?!¬¬).
A própria mãe de Sakura foi um exemplo disso. A diferença é que aqui ela já estaria no ginásio. Mas a diferença de idade seria basicamente a mesma, fazendo com que a amiga de Sakura repita a história de sua mãe.

A estória de Sakura Card Captor, a primeira vista, pode parecer boba e infantil, mas o CLAMP tem o dom de colocar em suas animações tabus da sociedade de forma fantástica.
O romance contido no amine é uma das forma que mais aprecio, sem apelações, de forma ingenua e simples, onde se dá valor aos sentimentos e como os personagens reagem aos mesmo. O desenvolvimento desses sentimentos ocorre gradativamente conforme a interação entre personagens. A vida de personagens sendo exposta, e prós e contra levantados. Os casais só se formam realmente quando os dois tem certeza de suas afinidades, caso contrario nada acontece ou vai além da relação de amizade verdadeira. (Traduzindo: Extremamente Kawaii *-*)

Sakura Kinomoto e Lee Shaoran
A parte lúdica da animação é bem trabalhada, mesmo voltada para um público pré- adolescente feminino, acaba agradando muitas faixas etárias independentemente do sexo.

Como vem sendo clichês de muitas animações nipônicas a reencarnação também é abordada em Sakura Card Captor. O grande mago da estória e criador das cartas mágicas - Clow - logo surge reencarnado como Eriol Hiiragizawa.
Outro quesito interessante nesta animação são as próprias cartas Clow que ora simbolizam ações da natureza, ora sentimentos humanos, e outras vezes objetos inanimados, e todas são bem exploradas em cada episodio.

Uma das minhas animações preferida do grupo CLAMP que daria assunto para várias paginas se analisada minuciosamente.

By GNA


Card Captor Sakura (カードキャプターさくら)
Gênero(s): Aventura, Comédia, Drama, Fantasia, Magia, Romance, Escola, Shoujo
Assista Online: Sakura Card Captors

Comentários

  1. Um dos meus anime preferidos Amo o Shaoran ele é muito fofo.
    Sobre o Toya e o Yukito nem é bem sutil mesmo, acho que no Tsubasa é mas evidente ou no mangá, já que o anime eles reduziram um pouco a estoria.
    Shaoran Forever!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Caso Toya é mais evidente no mangá, os diálogos deixam isso no "ar" mais explicito que o anime, vamos assim dizer, mas nada acontece e só uma alusão mesmo, fica interpretativo, mas foi fator suficiente para fazerem cortes no anime. (Pra mim prefiro pensar que eles tem somente uma forte amizade e que se consideram como irmãos, mas abri esse parenteses pois a discussão existe \o

      Excluir
  2. Com certeza é uma forte amizade, já que nos países asiáticos esse tipo de relacionamento não é aceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas frases que li em um artigo sobre os tabus dos orientais embasam sua afirmação e explicam o porque desse assunto ficar implícito em muitas estórias:

      " [...] o Japão tem uma lei implícita de “não pergunte, não conte”, onde muito não é dito, como forma de respeito e educação para eliminar prognósticos embaraçosos ou potencialmente perigosos."

      "People don’t come out in Japan, they come in" (As pessoas não saem do armário no Japão, elas entram)

      Excluir
  3. Diálogo imaginário entre otakus:
    Otaku 1: Você soube da última sobre a série Card Captor Sakura?
    Otaku 2: Não. Qual é a última?
    Otaku 1: É sobre um dos personagens da série. Para ser mais exato, é sobre o mago Clow Reed.
    Otaku 2: Ah, aquele Clow Reed. Eu me lembro dele. E o que têm ele?
    Otaku 1: É que esse personagem pode ter sido inspirado em uma pessoa que existiu na vida real. E, ainda por cima, eram um mago, também.
    Otaku 2:É mesmo?(disse, surpreso) E quem foi esse mago que pode ter sido a inspiração para aquele personagem?
    Otaku 1:Segundo comentários que correm por aí, havia um mago que viveu na primeira metade do século passado, chamado Aleister Crowley, que era famoso internacionalmente. E ele era inglês. Era considerado um mago competente, que escreveu livros sobre magia e ocultismo e, detalhe interessante, um baralho de 78 ilustrações, todos na cor vermelha, reunidos num livro chamado de O livro de Thot Tarot, foram pintadas por uma artista inglesa sob a direção do próprio mago em questão. Mais tarde, esse baralho foi impresso pela primeira vez em Dallas, nos EUA, mas na cor vermelha. Só anos depois é que eles foram impressos com suas cores originais.
    Otaku 2: Hummm,isso é interessante. Ainda mais por causa desse detalhe do baralho ilustrado e do tal livro, que fazem lembrar as cartas Clow e o livro em que elas estavam reunidas. E se não me engano, as cartas Clow tinham a cor vermelha antes de serem transformadas em cartas Sakura.
    Otaku 1: E isso não e tudo. Tem mais coisas que reforçam as semelhanças entre os dois, o mago criado pela Clamp e o mago que existiu no mundo real.
    Otaku 2: Ainda há mais?(disse, mais surpreso do que antes).
    Otaku 1: Segundo as pesquisas que fiz na internet, esse tal de Crowley viajou pelo mundo afora. Ele visitou diversos países, entre eles, Hong Kong e Japão.
    Otaku 2(perplexo): Hong Kong…a terra natal de Shaoran.
    Otaku 1: Além disso, têm a personalidade do tal mago Crowley. Segundo informações na rede, ele tinha uma personalidade que, de certa forma, se assemelhava ao do fictício mago que criou as cartas Clow. E, por fim, um detalhe curioso: você notou que o nome completo do mago da série da CLAMP – Clow Reed (クロウ・リード) – têm uma semelhança fonética com o sobrenome do mago inglês que viveu no século passado – Crowley (クロウリー) – e que, escritos em katakana , a escrita japonesa utilizada para palavras e nomes estrangeiros, leia-se não japoneses) são quase semelhantes?
    Otaku 2: É mesmo! Agora que você falou isso, percebi a semelhança entre os dois nomes.
    Otaku 1: E mais uma coisa que me veio à mente: lembra da frase que a Sakura usava para transformar a chave em báculo desde o começo da série, até o episódio em que ela passou pelo julgamento final, aquele em que ela enfrentou e venceu Yue, quando o báculo mudou de forma, com aquela estrela na ponta ao invés do símbolo do sol e da lua?
    Otaku 2: Ah, eu me lembro sim. Era assim: “Chave que guarda o poder das trevas,…”
    Otaku 1: Pois é. No anime, e principalmente no mangá, da série Card Captor Sakura, consta que o poder de Clow vinha das trevas, ao contrário do poder da Sakura.
    Pois bem, eu soube também que o tal do Aleister Crowley, o mago inglês do século passado, praticava tanto a magia branca como a magia negra. Algumas pessoas o associavam mais à magia negra, o poder das trevas. Seria essa, possivelmente a semelhança maior entre os dois magos – o fictício e o real? Numa música do Raul Seixas, intitulada “Sociedade Alternativa”, há uma citação tanto ao mago Crowley quanto à uma famosa frase dita pelo mago:”Faze o que tu queres, há de ser tudo da lei” ,frase essa que algumas pessoas poderiam ter entendido como “faça todo o mal que queres”. De qualquer forma, tanto Clow como Crowley eram excêntricos, como pode ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário muito interessante, realmente gostei da sua observação...Não tinha pensado nessa associação entre Clow Red e Aleister Crowley, apesar de já ter dado uma olhada na biografia deste ultimo.
      Agregando um pouco mais de conhecimento a sua informação diria que...
      Aleister Crowley ou Edward Alexander Crowley foi um membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada e influente ocultista britânico. Estudioso e escritor de assuntos exotéricos e praticante da Cabala. Morreu em 1947 com 72 anos. É conhecido hoje em dia por seus escritos sobre magia, especialmente o Livro da Lei.
      Um de seus escritos diz que ele ia contra os valores morais e religiosos do seu tempo, além de dizer que o egoísmo predomina sobre o altruísmo e os fins justificam os meios.
      Sua bibliografia "ALEISTER CROWLEY - A BIOGRAFIA DE UM MAGO" tem preço em torno dos R$35,00 para quem se interessar a conhecer um pouco sobre esse mago da vida real, que de fato foi uma influencia para grandes personalidades como Ozzy Osbourne, Raul Seixas e tantos outros.

      Excluir
    2. Se você quiser escrever um post a respeito do que eu escrevi, sobre a possível inspiração para as autoras do CLAMP criarem o mago Clow, pode escrever que eu autorizo desde já.
      Seria interessante um post a respeito disso, na minha opinião.

      Excluir
    3. Ah, e mais uma coisa...poderia acrescentar ao post mais detalhes sobre o verdadeiro mago por detrás do personagem de Card Captor Sakura. Seria algo muito informativo e interessante para os fãs da série.

      Excluir

Postar um comentário