Pular para o conteúdo principal

Mangá - O Capital - Volume Único


O Capital, de Karl Marx e Friedrich Engels, transformou-se em mangá.
Conta a história de Robin um pequeno comerciante de queijos que consegue abrir sua própria fábrica por meio do investimento de Daniel - um capitalista. No decorrer da história, Robin percebe que os trabalhadores estão vendendo sua única mercadoria, a força de trabalho, em troca de um salário, porém o que eles ganham é apenas parte do que produzem e o restante se torna lucro para a fabrica e consequentemente para seu dono.
O Mangá está dividido em quatro passagens:
- O processo de produção do Capital
-  Exploração
- O comércio de força de trabalho
- O preço

Conforme Robin vai adentrando cada vez mais no mundo capitalista, percebe como este é cruel e desumano e explora as pessoas até além do seu limite em busca do lucro.
Robin na ambição de ser rico não percebe que aos poucos vai se afundando cada vez mais em dividas que adquiriu com Daniel. Além de não perceber que seu "amor" Annie na verdade é amante de seu financiador (Daniel) e somente se aproximou dele para ajudar a si própria.
Em certo momento da historia, surge um funcionário chamado Karl que luta para que as pessoas não sejam escravos dos capitalistas. Porém no mangá este é perseguido por não seguir as regras do sistema.
Em "O Capital", Karl Marx como um adepto ao socialismo,  mostra a pior e mais cruel face do capitalismo e como as pessoas se tornam um produto de grande valor, mas que não é valorizado, e explorado cruelmente - Tudo que o ser humano pode oferecer vira força de trabalho. Mulheres vende o corpo em troca de um pouco mais de dinheiro, homens vendem a "vida" em troca de pouco dinheiro e crianças são obrigadas a trabalhar arduamente em troca de pouquíssimo dinheiro.


By GNA

Comentários

  1. Oi!!! Adorei! Eu levei esse mangá como exemplo para um seminário da minha disciplina de 'Introdução a Tradução' na universidade e todos adoraram! Eu citei o que você me explicou quando leu essa adaptação e quando leu o original! Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este mangá é um excelente exemplo de adaptação bem feita. Explica os conceitos básico do livro de uma forma bem didática inserindo no leitor a vontade de ler a obra original.

      Excluir

Postar um comentário