Pular para o conteúdo principal

Sonic & Mário juntos na Brasil Game Show (BGS 2016)

Brasil Game Show, a maior feira de games da América Latina, ocorre de 01 a 05 de setembro de 2016, no centro de exposições São Paulo Expo. São dezenas de atrações promovidas pelas marcas mais famosas da área (Dell, Saga, Nvidia, Saraiva, Cinemark, Piticas, Youtube, Americanas, Submarino etc), além de campeonatos (Counter-Strike, Clash Royale, Dota 2, Just Dance, Gears of War 4 etc) e concursos de cosplay.
Geisy e Gi, do canal "Duelo Literário", foram conferir o evento pela primeira vez, fantasiadas de Sonic e Mário, os dois maiores rivais dos mundos dos jogos, ao estilo Genderbender ou Crossover. Mas deixa eu te contar como essa história começou...

Encontro com Red (Angry Birds) no estande da loja Piticas.

1º Round: A compra do ingresso 

- Vamos, Geisy, por favor. Diz que sim, vai, diz que sim.
- ... Você não disse que o evento é em setembro?
- Eu tenho que comprar os ingressos agora ou o preço vai subir. Vamos na BGS? Me responde já.
- Mas ainda é janeiro!!!

Se tem algo que aprendi é que a batalha já começa na compra dos ingressos: estar atento à disponibilização dos primeiros lotes e às condições para se obter uma entrada pela metade do preço (ser estudante/professor/idoso/portador de necessidades especiais ou fazer doação de alimentos) é essencial para garantir a entrada e pagar um preço menos abusivo. Comprando as meia-entradas 5 meses antes, pagamos R$50 pelo já esgotado dia 03/09 (sábado). (Bem... eu paguei R$60 porque demorei mais para comprar.) Agora, a meia-entrada custa por volta da bagatela de R$100 e você não terá o luxo de escolher o dia no qual quer ir, terá de se contentar com o que sobrou... Se sobrou.
Vida de gamer não é fácil. 

Cosplay se alegra ao ver a amizade inusitada entre Sonic e Mário no estande da Submarino.

2º Round: O tempo de espera no ônibus e na fila 

Na estação de metrô Jabaquara, a organização do evento disponibiliza transporte gratuito para o local do evento. Fomos cedo, então a fila era pequena, mas ainda assim embarcamos em um ônibus super lotado. Para somar à minha infelicidade, e o Sonic me entenderia!, a lerdeza do trânsito e um agitador gritando piadas infames contra o motorista fizeram da minha viagem até a São Paulo Expo um caos. Felizmente, o motorista era dotado de grande profissionalismo e simplesmente ignorou os insultos para evitar maiores transtornos. 

- ... Eu não estou aguentando mais. Eu deveria ganhar um prêmio pela minha paciência!
- Geisy, se controle. Tem trânsito talvez por causa da feira de sábado. E sobre AQUELA PESSOA, só ignore. Não vai criar uma cena aqui e agora.
- ....

No fim, eu não me aguentei calada, mas essa já é outra história.
Chegando no local do evento, notamos uma grande movimentação de pessoas, mas as filas estavam tão bem organizadas que o tempo de espera foi bem menor do que eu esperava. Lembrando que os cosplays tem entrada VIP, daí que a Gi poderia ter vestido sua fantasia e entrado sem passar pela fila. 

Encontro com uma pequena Chun-li na Cosplay Zone Kinoplex

Jesus voltou! Youtubers pra todo lado na BGS2016.
(Reze, Mário, só assim pra você ter chance contra o Sonic HAHAHA!)

3º Round: Sonic VS Mário na BGS 2016 

Em um certo dia, Gi pergunta: 
- Eu vou me fantasiar de Luigi, você quer ir de Mário?
- Mas de jeito nenhum!!!
- Tá bom, então eu vou de Mário e você de Luigi.
- Piorou! Eu me recuso a me vestir como esses 'catadores de cogumelos', todos lentos, de cabeça dura e que mal conseguem pular sobre um bloquinho! Sonic Forever!

E foi assim que eu decidi me vestir de forma a prestar uma homenagem ao meu personagem favorito e o grande símbolo da história dos games: o ouriço azul mais rápido do mundo, Sonic! Sobre o motivo de Gi ter se decidido pela fantasia do herói da Nintendo é algo que eu simplesmente Não Entendo. 

Tirando foto no estande da Xbox.

O livro “A guerra dos consoles — Sega, Nintendo e a batalha que definiu uma geração” (2015, Intrínseca), futuro filme e documentário, conta os bastidores da batalha sangrenta entre Sega e Nintendo. Era um Mortal Kombat da vida real que movimentava 60 bilhões de dólares e mudaria para sempre o mundo do entretenimento. Confira aqui o primeiro capítulo. A batalha épica supostamente acaba em 2001, quando a empresa Sega fecha as portas e o primeiro jogo do ouriço é lançado em uma plataforma da Nintendo. Mas, na verdade, a disputa se estende até hoje, agora envolvendo Sony (Playstation) e Microsoft (X-Box) por um mercado de bilhões de dólares.

‘A briga entre as duas empresas acabou contribuindo para a evolução dos videogames’
- Blake J. Harris, autor de ‘A guerra dos consoles’

Como tudo que se vê pela primeira vez, o espaço da BGS2016 impressionou pela escuridão do local em contraposição com a grande claridade proveniente dos inúmeros telões das maiores marcas do setor. Jogos inéditos e realidade aumentada eram as grandes atrações e seria necessário investir algumas horas de fila para poder ter o privilégio de participar.
Eis que o Mário concordou com o Sonic e fomos procurar por atrações com filas menores.

Conhecemos, dentre outros, o RPG de fantasia fofíssimo chamado Summoners War e também um jogo de luta brasileiro ao estilo Street Fighter (ainda em desenvolvimento, mas promissor), intitulado Holy Avenger. Depois de jogar ou assistir campeonatos, o gamer ganha algum tipo de brinde (poster, cartão que vale itens in-game etc).

Mário concentrado jogando no stand da Messier

Sem sombra de dúvida, a melhor parte do evento foi a interação com outros participantes. Gênero e idade não mais importa, e nós, duas garotas fantasiadas de rivais dos games, tiramos várias fotos e recebemos cumprimentos calorosos das pessoas mais inusitadas. Desde aquele cosplay perguntando "porque o Sonic não tira foto mais rápido" até aquele senhor-pai de família dizendo que viveu para "ver o dia em que Sonic e Mário andariam lado a lado". Tivemos nossos momentos de fama quando alguns pediam para tirar fotos conosco e inclusive, RUFLEM OS TAMBORES, uma jornalista nos entrevistou e avisou que em breve nossos rostos estariam nos jornais!

Primeira BGS, primeira vez ao lado do Mário (sem brigar), primeira vez que pedem pra tirar foto comigo, primeira vez que sou entrevistada por um jornal de grande circulação!!!

E você, como foi sua visita a BGS? Tem vontade de conhecer o evento?

Gi fazendo pose ao lado de personagens dos jogos/quadrinhos/animes na Cosplay Zone Kinoplex e nos corredores


By Geisy N.

Comentários

Postar um comentário