Pular para o conteúdo principal

Aristóteles em 90 minutos

Aristóteles em 90 minutos, da coleção de bolso Filósofos em 90 minutos, tem por objetivo atrair o jovem leitor com textos irreverentes e curiosos. Fala resumidamente da vida e obra do filósofo, e, no final do volume, traz um quadro cronológico e citações-chave de algumas de suas principais obras.


Polígrafo, aquele que trata de diversas matérias científicas ou filosóficas: essa é a palavra que define Aristóteles. Ele escreveu sobre biologia, astronomia, psicologia, magnetismo, direito, política, linguagem, arte, poesia, lógica, metafísica, retórica, ética etc, e revolucionou todas as áreas nas quais mergulhou (com exceção da matemática onde ainda reinava Platão). Ele foi o filósofo responsável por dividir o conhecimento humano em categorias e somente 20 séculos depois nos daríamos conta das limitações do pensamento aristotélico.

Estátua moderna de Aristóteles na aldeia de Estagira, ao norte da Grécia. 

Apesar do local da estátua, Aristóteles na verdade nasceu na periferia da antiga Estagira e não na moderna cidade.
Aristóteles nasceu em 384 a.C. na velha Estagira, na Macedônia grega. Como muitos que herdam fortunas, logo começou a gastar afoitamente o dinheiro que recebera em vinho, música e mulheres. Como resultado, já falido, irá se alistar no exército, depois estuda medicina e só aos 30 anos desiste de tudo para frequentar a Academia de Platão. Outras versões mais adocicadas dizem que Aristóteles foi direto para a Academia aos 17 anos, mas, ainda assim, muitas dessas biografias também aludem a um período de bebedeiras e Rosas.

O grande gênio que antes venerava Platão, logo se viu na obrigação de apontar contradições ou falhas nas obras do mestre. Enquanto a teoria platônica era essencialmente religiosa, Aristóteles tendia para a ciência e se recusa a aceitar que o mundo ao seu redor era irreal (como sugeria a Teoria das Ideias ou Formas); ele era pragmático onde o mestre era idealista. Platão dizia que Aristóteles era “o espírito sobre pernas” e sua casa “a loja de leitura”. Afinal, Aristóteles foi um dos primeiros cidadãos a possuir uma biblioteca particular. "Mesmo Platão, que não era pobre, invejava a biblioteca de Aristóteles" (STRATHERN, 1997, p. 9). Quando Platão morreu, o primo Espeusipo foi nomeado o novo líder da academia. Aristóteles atravessou o Egeu até Atarneus durante sua juventude, onde foi educador do tirano Hérmias. Para a surpresa de todos, aos 37 anos, casa-se com Pítia (18 anos), irmã ou cortesã de Hérmias. Sobre o autor de Poética e seu apreço pela literatura, explica-se: 

"Aristóteles tinha alto apreço pela poesia, afirmando que seu valor era maior que o da história, em virtude de ser mais filosófica. A história trata apenas de acontecimentos específicos, enquanto a poesia está mais próxima do universal. Nesse ponto, ele parece se contradizer, fazendo eco à visão de mundo de Platão. No entanto, sua célebre afirmativa de que a tragédia “suscita terror e piedade, purificando tais emoções através do desempenho dramático” permanece como um mergulho fundamental na comovente, porém problemática, experiência do teatro trágico. De temperamento denso e essencialmente sério, Aristóteles considerava superficial a comédia. Em sua opinião, a comédia consiste na imitação de indivíduos inferiores, e a comicidade em uma mera forma de feiúra sem dor. A estética tenta apenas organizar a desordem estabelecida pela arte, e os teóricos da comédia via de regra terminam tentando se equilibrar em casca de banana." (STRATHERN, 1997, p. 12)

Fundou duas escolas e, por essa época, Aristóteles já era considerado o líder intelectual de toda a Grécia. E é então que Filipe da Macedônia convidou-o para ser tutor de seu jovem e indomável filho Alexandre, o Grande.

"Foi ali, em 343 a.C., que um dos espíritos mais brilhantes que o mundo jamais conheceu aceitou o desafio de educar um dos maiores megalomaníacos que o mundo jamais conheceu. Aristóteles tinha quarenta e dois anos, e Alexandre treze – mas, não sem surpresa, foi Alexandre o vencedor indiscutível. O jovem e voluntarioso aluno não aprendeu absolutamente nada durante os três anos em que esteve sob a orientação de seu tutor. Pelo menos é o que se conta. (...) Mas podemos apenas especular sobre esse encontro de gigantes, a respeito do qual curiosamente sabe-se muito pouco." (STRATHERN, 1997, p. 13)

Em 339 a.C., Espeusipo morreu e o cargo de líder da Academia ficou novamente vago. Dessa vez, o indicado a ocupá-lo foi Xenócrates. Irritado, Aristóteles decidiu fundar sua própria escola, mais parecida com uma universidade moderna do que com a Academia. Ela ficava ao pé do monte Licabeto, ao lado do Templo de Apolo Lício (Apolo sob a forma de lobo), daí o nome de Liceu. Abandonará seu amado Liceu somente quando sua vida fica em perigo, com a morte do problemático Alexandre - afinal, não pretendia morrer como Sócrates. Pouco tempo depois, morre por suicídio ou overdose de um remédio/veneno.

Por fim, a filosofia aristotélica continuou a influenciar muitos séculos por vir, sendo lida e interpretada de forma diferente por pessoas diferentes. Segundo Thomas Kuhn, alguns erros tolos de Aristóteles (como a Terra ser o centro do universo e o mundo ser feito dos 4 elementos) derivam do paradigma de seu pensamento, da maneira como ele e seus contemporâneos viam o mundo na época.

By Geisy N.
Título: Platão em 90 minutos
Autor: Paul Strathern
Ler Online: LeLivros

Comentários