Pular para o conteúdo principal

[Vídeo] Mangá - Wanted & Livro - A ilha do tesouro

ERA UMA VEZ duas irmãs que decidiram gravar um vídeo e criar um Canal Literário. E o dia dessa postagem... é hoje!

Assista o vídeo do nosso canal!

Para a grande estreia, falaremos de piratas. Estes personagens fascinantes são símbolos da brutalidade do homem, ameaçando a lei e roubando os maiores tesouros a qualquer custo, mas também da liberdade e da vida de viagens que todos nós sonhamos. A literatura está cheia desses grandes mestres dos setes mares. Intrépidos, aventureiros, sedutores, românticos e loucos, ás vezes são caolhos e tem perna de pau, às vezes são vilões ou anti-heróis.

Falando em piratas, certamente nos lembramos do Capitão Gancho, personagem de Peter Pan (1911). Embora vilão, o pirata possui grande carisma e já deu as caras em musicais, filmes e desenhos animados. Também Carson Napier, o protagonista da Série Vênus (1934-1970), do aclamado autor de ficção científica Edgar Rice Burroughs, transforma-se num pirata espacial. Outro é o inigualável Capitão Blood (1935), de Rafael Sabatini, um médico inglês vendido como escravo durante a guerra civil de 1600 e que vira um pirata para se vingar do rei. Todos eles existiram muito antes de filmes de sucesso, como o capitão Jack Sparrow da franquia Os piratas do Caribe (2003-2017).


Para nosso vídeo, falaremos do livro onde habitam os piratas mais famosos da literatura, A ilha do tesouro (1883), de Robert Louis Stevenson. O pirata Silver é uma personagem misteriosa, daquelas que temos dificuldade em dizer se estão do lado do “bem” ou do “mal”. Seu carisma encanta a todos e não há quem negue que ele é uma figura paterna para o protagonista Jim Hawkins, entretanto sua frieza ao matar um marinheiro sem pestanejar nos aterroriza da mesma forma. Como todo ser humano, é difícil classificá-lo. Sobre a dualidade humana, Stevenson também escreve o famoso O estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde (O médico e o monstro) em 1886. Segundo pesquisa internacional, ele é um dos 50 autores mais traduzidos em todo o mundo.


Já o mangá Wanted (2005), de Matsuri Hino, situado no fim do século 17, fala da cantora Armenia, que trabalha em barcos piratas disfarçada de homem a procura de seu primeiro amor, Luce, um jovem nobre sequestrado por piratas. Nesse contexto, Armeria conhece o capitão Scars, homem que carrega no peito a mesma tatuagem do sequestrador de suas lembranças – um desenho do ceifador e as palavras “death shall scythe your skull” (a morte irá ceifar sua cabeça). Bárbaro e mulherengo a princípio, o pirata Scars se revela uma espécie de Robin Hood dos mares ao fazer questão de roubar dos nobres corruptos. Vemos, portanto, uma curiosa inversão entre heróis e vilões, nas diferentes atitudes tomadas pelos oficiais da marinha, os nobres e os piratas. Trata-se de um dramático e romântico conto de piratas, narrado do ponto de vista de uma mulher - a típica donzela em perigo, com uma boa dose coragem -, desenhado pela mesma autora de Vampire Knight (2005), Meru Puri (2002-2004) e Destino Cativo (1999-2002).

Por fim, digo que você - leitor - deve ser como um pirata: vá por mares nunca antes navegados, conheça novas obras, siga as pistas do autor e pilhe os tesouros que encontrar em cada página! Roube para si tudo aquilo que achar valioso e verá que isso influenciará sua escrita e também seu entendimento das obras alheias - poderá perceber relações entre obras que nunca havia notado antes. Nesse sentido, todos somos piratas, usando das palavras dos outros e refinando os temas já ditos. Isso é ser leitor, ser escritor.

Para saber mais:
Piratas: o terror nos mares (Guia do Estudante)

By Geisy N.
Título: Wanted (Haru wa Sakura)
Mangaka: Hino Matsuri
Gênero: Comédia, Shoujo, Romance.

Título: A ilha do tesouro
Autor: Robert Louis Stevenson
Ler Online: DigitalSource

Comentários