Pular para o conteúdo principal

Anime - Hakuouki Shinsengumi Kitan


O anime Hakuouki Shinsengumi Kitan, adaptado do jogo otome de nome homônimo, narra as desventuras de Chizuru Yukimura, uma garota que se disfarça de homem para procurar o pai desaparecido em Kyoto, após conhecer os famosos membros do grupo samurai Shinsengumi.
O anime mistura fatos reais da historia do Japão, como a existência dos Shinsengumi, à ficção, como é o caso da poção proibida que, no game/anime, aumenta a força dos guerreiros, mas em troca os transforma em mortos vivos, sedentos por sangue. (Em outras palavras, viram vampiros.)
1° Temporada - Importância do Shinsengumi


A série é dividida em duas etapas, conforme o período histórico retratado. Na primeira, o Shinsengumi é respeitado e temido. Na segunda, foca-se a extinção do grupo, perdendo para as modernas armas de fogo do estrangeiro ocidental. Os personagem se valem de várias táticas para evitar render-se a possível invasão europeia e, uma delas, é se vestir com o mesmo traje e aparência do invasor. 

2° Temporada - Adaptação a invasão ocidental 


Essa produção é de grande interesse por ser fiel aos fatos históricos, apresentando as datas e os nomes das principais batalhas enfrentadas pelo grupo de espadachins mais famoso e reconhecido do Japão feudal. Todos os personagens são baseados na trajetória de vida de guerreiros de carne e osso.
Destacamos aqui dois personagens que emocionam não só pelo carisma, mas pela riqueza de informação histórica que trazem: Toshizo Hijikata e Soji Okita.

História por trás da ficção - Toshizo Hijikata e Okita Sōji


O Shinsengumi foi uma unidade policial que serviu ao xogunato no período final do Bakufu. Seus principais membros eram espadachins da região de Tama, em Edo, e a sua missão era proteger a cidade de Kyoto, que estava em um inferno de sangue e mortes por causa dos monarquistas, que na época, agiam cada um por si. Com uniformes azuis-claros com detalhes de branco e agindo sob a bandeira escarlate com o ideograma para a fidelidade, eles eram chamados de Miburo, os Lobos de Mibu que fizeram Kyoto tremer de terror com as suas espadas letais e um espírito que sobrepujava o medo da morte. Foram derrotados pelas armas de fogo modernas e desapareceram da história, mas provavelmente foram o último, o maior e o mais forte grupo de espadachins da história do Japão.
Seguiam um código de conduta básico composto de cinco leis:
1- ) Não é permitido se desviar do caminho que um homem deve trilhar;
2- ) Não é permitido sair do Shinsengumi;
3- ) Não é permitido arrecadar dinheiro para proveito próprio;
4- ) Não é permitido se envolver em processos jurídicos de terceiros;
5- ) Não é permitido se envolver em lutas de caráter particular.
A transgressão de qualquer uma delas significava literalmente a morte do transgressor.

Hijikata Toshizo -  A Estatua em sua homenagem


O personagem principal do anime Toshizo Hijikata foi baseado em Hijikata Toshizo, sub-comandante do Shinsengumi real. 
Em 1863, Hijikata e Kondō Isami participam da formação do Shinsengumi. Conhecido como "O Demônio do Shinsengumi", mesmo dentro da própria Shinsengumi, pois os regulamentos eram rigorosamente aplicadas por Hijikata. Desertores e traidores foram forçados a cometer seppuku (suicídio), o que aconteceu com Yamanami (um dos velhos amigos de Hijikata), quando ele tentou sair do Shinsengumi em 1865. 

Okita Sōji


Okita Sōji (nome original mantido para adaptação em anime) foi o capitão da primeira unidade do Shinsengumi. Ele foi um dos melhores espadachins do Shinsengumi. Okita provou ser um prodígio dominando todas as técnicas e alcançando o Menkyo Kaiden (licença de transmissão total) no ryu, com cerca de dezoito anos de idade. Morreu aos 25 anos vítima de tuberculose, uma doença incurável na época, Fato muito bem narrado no anime Hakuouki Shinsengumi Kitan. 
Algumas pessoas de sua época deixaram em inscrições, que Okita era na verdade uma mulher, que havia se disfarçado para entrar no exército e vingar a morte dos pais. Outros afirmam em relatos que era apenas um homem com aparência e traços femininos. Registros da época diziam que era um homem de força incomum, porém braços finos, voz suave, pele macia e rosto extremamente afeminado.

Parecer final da Obra:
Hakuouki Shinsengumi Kitan é uma aula de história da época feudal japonesa. São inúmeros os fatos reais mesclados ao enredo fictícios e somente uma boa pesquisa confirma o quanto essa animação é grandiosa. Indicado para todos que gostam de ação, boa animação e história do Japão.

By Gisleine N.
Hakuouki Shinsengumi Kitan (Episódios Online)
Hakuouki Hekketsu-roku (Episódios Online)
Hakuoki PSP Games (Site Oficial)

Comentários