Pular para o conteúdo principal

Visual Novel - Juniper's Knot (em português)


Juniper's Knot é uma curta kinetic visual novel desenvolvida por Dischan Media e disponibilizada gratuitamente na internet em 7 idiomas diferentes. Criado em um mês, o enredo do jogo gira ao redor de dois narradores que se alternam, um garoto perdido e um demônio amaldiçoado, enquanto ambos tentam se libertar por meio de esperteza, experiência e, quem sabe, confiança.
Visual novels (ビジュアルノベル) é um gênero de jogos de videogame e PC bastante comum no Japão. São focados no enredo, nos quais o jogador acompanha uma história por meio de textos, músicas e imagens. Para torná-los interativos, em momentos-chaves, o jogador deve decidir que caminho o protagonista deve seguir e, desta forma, o desenvolvimento da trama depende das opções selecionadas. Entretanto, há uma subespécie de visual novel que recebeu a alcunha de kinetic novel por não apresentar nenhuma opção ao jogador. Este é o caso de Juniper's Knot.


Tudo começa em uma manhã de outono em uma cidade em ruínas.
A descrição do cenário em decadência combina perfeitamente com a ausência de música, trazendo apenas sons que indicam algo crepitando no fogo. Nesses casos, o silêncio também tem significado e gera uma ideia de vazio e solidão no espectador, além de suspense.

A narração é feita em 1ª pessoa, inicialmente por uma voz feminina que identificamos ser uma garota-demônio presa naqueles escombros séculos atrás. Quando o garoto sem nome aparece, ela o chama - só aí começa a tocar uma música encorajadora e suspeita de tão alegre. O jovem teme responder ao chamado, pois aprendeu nos livros sobre a natureza enganadora dos monstros e sua dieta baseada em almas humanas.
Á maneira do rei de Cherazade, o demônio pede que lhe conte uma história e, relutante, aceita: narra a tragédia do sapateiro pobre que nega buscar sapatos novos ao homem da capa preta em troca de realizar qualquer desejo seu. O trabalhador bate em retirada, mas não importa o quanto caminhe, não chega ao fim da avenida e sempre lá está de novo o homem da capa a sua frente. Desesperado, faz um pacto com o demônio, mas jamais volta para casa.


Descobre-se ainda que a monstra não podia sair daquele círculo mágico aonde foi presa. Terminado a contação de histórias, o garoto perdido se vira para ir embora, mas cede a sedução do demônio em dar-lhe motivos para ficar mais um pouco, além de sua própria compaixão pela condição da senhora. Sua inocência o leva a perceber tarde demais que fez um pacto ele próprio, no meio de uma conversa aparentemente banal sobre cozinhar castanhas.


Como retribuição, a garota conta a sua própria história: a da chuva de meteoros, que brilha tão intensamente no céu só para morrer segundos depois, tal como a humana que conhecera séculos antes. O tempo todo, a ironia maligna das palavras da prisoneira contém traços de um ódio profundo pela humanidade representada na frente dela pela carne do garoto. Serão suas ameaças apenas fingimento para assustar o garoto ou reais? Você confiaria nela?



Simbolismo

O título Juniper's Knot foi escolhido por sua natureza simbólica: "Juniper" é uma alusão ao santo paciente e o nome próprio que simboliza castidade. São Junípero, "o renomado bobo do Senhor", foi um dos seguidores originais de São Francisco de Assis.  Na época, o junípero era símbolo de castidade. Em italiano, a palavra junípero significa ginevra.

Na pintura Ginevra de' Benci (Leonardo Da Vinci), a mulher está posada diante um junípero.
"Knot" representa a barreira mágica ao redor do demônio, o círculo que a separa do resto do mundo. Como resultado, o título antecipa a história de forma indireta. A escritora da história Terrence Smith compara Juniper's Knot a uma castidade forçada sem hora para terminar, apesar de concordar que o sentido está aberto a interpretações.

By Geisy N.
Juniper's Knot
Desenvolvedor: Dischan Media
Data de lançamento inicial: 13 de abril de 2012
Gênero(s): Suspense, Fantasia
Plataforma: PC
Download: Dischan.co

Comentários