Pular para o conteúdo principal

Divergente - Veronica Roth

Editora: Rocco
Páginas: 504


Em um mundo distópico do pós-guerra, os grandes antepassados chegaram à conclusão de que a causa de toda destruição era a personalidade das pessoas e sua inclinação natural para o mal e não de suas crenças, raças ou política. Dividir a humanidade em facções foi a forma encontrada para erradicar a desordem mundial. Ao todo são cinco facções: a Amizade, cujos membros culpam a agressividade; a Erudição, dos quais os membros culpam a ignorância; a Franqueza que culpa a duplicidade; a Abnegação que encontra seu culpado no egoísmo; e por fim a Audácia, cujos membros culpam a covardia. Não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. 

Beatrice cresceu na Abnegação, mas sempre observou os integrantes da Audácia. No dia de seu teste de aptidão, que passam todos os jovens aos 16 anos e determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto, e por algum motivo secreto os Divergentes são considerados perigosos, e Beatrice não pode revelar a ninguém este fato, nem mesmo a sua família.
Nossa protagonista pode escolher entre qualquer uma das 5 facções, mas tem inclinação para três: Abnegados, Audaciosos ou Francos. Sua dúvida fica entre continuar com sua família da abnegação ou seguir sua vontade de liberdade se tornando uma Audaciosa. Acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, escolhe viver como Audácia.
Em sua nova facção Tris (Nova facção, novo nome) deve superar o teste de admissão para de fato fazer parte do grupo e assim conhece Quatro, seu treinador misterioso.
Beatrice, agora Tris, que sempre viveu uma vida educada para ser altruísta, se vê frente a um treinamento duro e cruel para garantir o seu lugar ou então se tornará uma sem-facção excluída pela sociedade, e os Audaciosos preferem a morte a se tornarem sem-facção.
Tris tem seus princípios e crenças, honra-os e luta por eles, e não tem papas na língua, e terá que se deparar com Eric, o líder dos recrutas da Audácia que, assim como Quatro, é um treinador rígido, porém com opiniões muito distintas do que vem a ser a coragem.
No decorrer do livro Tris vai tatuando no corpo suas "marcas" que deixa para trás e lhe dão coragem para continuar. Os três corvos que tatua no ombro é a primeira delas. representam sua família -Pai, mãe e irmão - que deixou para trás.
O ultimo teste para ser realmente uma audaciosa é enfrentar seus medos. Nesta parta da estória Quatro mostra seu lado mais sentimental para Tris e ela logo descobre a origem de seu treinador e o motivo de seu novo nome. Abnegado com quatro medos.

O livro foca na Audácia, onde Tris está, mas também temos vislumbres da Abnegação e da Erudição. 

“A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela.” 


Este livro tem um teor filosófico e político, que nos faz questionar os nossos próprios atos. Qual é o verdadeiro significado de ser corajoso? Enfrentar e desafiar a todos, impondo a sua autoridade? Segregar as pessoas é a melhor opção? Podemos mesmo apresentar somente uma aptidão? Não podemos ser corajosos, altruístas, amigos, verdadeiros e inteligentes? Esta leitura nos leva a questionar e pensar na nossa opinião sobre os fatos levantados no decorrer da estória.


“Os seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem ser bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre nós e nos envenene.” 


Se você gosta de distopias, aventuras e de refletir enquanto lê não pode deixar de conhecer a história de Tris, Quatro e seus companheiros. 


By GNA 

Comentários