Pular para o conteúdo principal

Uma Noiva Relutante - Jo Beverley

By Gisleine N.


Inglaterra, 1885: uma época de casamentos arranjados por mera conveniência. Garotas e rapazes quase nunca se casavam por amor, mas sim para satisfazer desejos de seus familiares e passar adiante o prestígio e o sangue da família. 

No inicio de Uma Noiva Relutante, o relacionamento de Lucien e Vanessa pode parecer incestuoso, mas isso não é verdade. Duque de Belcraven tem somente um único filho homem, chamado Lucien de Vaux, fruto de um caso antigo de sua esposa. Por seu filho ser ilegítimo, seus descendentes herdariam apenas o nome e não o sangue da família Belcraven. Como o duque também tem uma filha bastarda, uma jovem professora chamada Vanessa, ele resolve casá-la com o filho de criação, assim a linhagem dos Belcraven permaneceria intacta.

O problema é que Vanessa não quer se casar. 
E a principio não simpatiza com as intenções do Duque e nem com o filho. Lucien e Vanessa estão sempre discutindo, por causa de suas diferentes opiniões: ela, uma feminista com tendências socialistas, com uma visão peculiar da nobreza e dos homens; ele, um homem arrogante, orgulhoso e de temperamento explosivo.

Lucien é um personagem com sentimentos contraditórios. É encantador, bonito, inteligente, mas, ao mesmo tempo, é indeciso, mimado e arrogante - chega um momento que o leitor se pergunta "Qual é a dele afinal de contas?". 
Vanessa passa boa parte do livro relutando contra o casamento e tentando fazer Lucien e o Duque desistirem da ideia do matrimônio, porém logo ela tentará encontrar um lado positivo na situação. E adivinhe? Ela começa a se apaixonar por Lucien.

Esse e outros livros da autora situados no período da regência farão parte do "Company of Rogues", ou Companhia dos Velhacos, estórias que giram em torno de um grupo de amigos que se conhecem desde os tempos da escola e que, muitas vezes, trabalham em missões para o governo. Similar ao que acontece entre Lucien e seus amigos, onde uns vão para a guerra e outros tentam colher informações sobre o exército de Napoleão Bonaparte.

O livro demonstra a linguagem e dos costumes da época, mas não vai agradar todos os gostos. Indicaria este título para quem gosta de romances de época com um "final feliz". 

Comentários