Pular para o conteúdo principal

Saga Encantadas - Sarah Pinborough

Veneno - Sarah Pinborough - Livro 1 - Saga Encantadas



Baseado na série  "Once Upon a Time e Grimm", Veneno é o primeiro livro da Saga Encantadas, que trás como personagem principal Branca de Neve e Lilith - a madrasta má do tão conhecido conto de fadas.
Com uma critica afiada aos "Finais felizes" dos contos, Sarah apresenta uma versão mais humana e madura de personagens colocados como totalmente ingênuos.

Os chamados Contos de fadas sempre geraram discussões entre os estudiosos. Uns acreditam que sejam uma forma de alienação das massas, outros uma forma de ensinar de forma sutil. Porém não importando que lado escolha (ou se prefere ser neutro) todos conhecemos muito bem estes contos, e nesta adaptação temos uma nova visão dos fatos e dos relacionamentos interpessoais de forma diferente.
Quando crianças tiramos desta estória que a Rainha Má são como pessoas "malvadas" agem e a Branca de Neve é uma jovem pura, e inocente ao extremo, que é resgatada por 7 anões que em seus nomes está sua personalidade - Feliz, pois está sempre feliz; Zangado, pois está sempre zangado, e assim sucessivamente. O Príncipe é o "homem perfeito" que aparece para resgatar a princesa em perigo e leva-la para seu "Feliz para Sempre". 
Pois bem. Esqueça tudo isso. Agora conheceremos a versão adulta e um pouco mais real pelo olhar de Sarah Pinborough.
Você conhecerá os motivos da inveja e raiva de Lilith  (A Rainha Má) por Branca de Neve, e conhecerá as frustrações na vida da Rainha, que fazem como que ela tenha as ações que tanto conhecemos. Lilith, apenas quatro anos mais velha que a enteada, precisa lidar com um marido gordo e velho precisando apelar para sua sedução, conseguindo assim mantê-lo sob seu controle, apesar de as pessoas "do povo", em sua ignorância, pensarem que se trata de feitiço. 
Branca de Neve ... bem, podemos dizer que sendo filha de um grande Rei é mimada e não tão pura como se imagina. Sensual e dona de si, sempre usa calças masculinas e ajuda seus amigos anões, situação que a rainha desaprova e tenta mudar. 
Os anões tem explicação para seus nomes e, como humanos, mudam o estado de espirito dependendo dos acontecimentos. Gostam de cantar e beber cerveja e alguns tem uma "queda" por Branca de Neve.
E o Príncipe encantado? Esqueça tudo o que você leu sobre ele quando criança. De "Encantado" este homem não tem nada, representando bem os verdadeiros príncipes da realeza. Você irá se surpreender e odiá-lo como nunca imaginou.
Um personagem que não tem tanto destaque nas estórias da Disney - o caçador - tem papel de destaque na versão de Sarah. E as conhecidas estórias de "João e Maria" e "Aladim" são entrelaça sutilmente no conto de Branca de Neve de um modo pouco convencional.
As cenas mais picantes podem causar uma estranheza bizarra de inicio para os que vivem na "versão Disney dos fatos", porém convenhamos que a verdadeira estória dos contos, antes de serem adaptadas pelos Grimm, contem cenas horrorosas e pesadas que causariam traumas psicológicos na vida de muitas crianças.

Gostei da adaptação, pois, por mais que alguns fatos possam soar previsíveis, outros surpreendem.


Feitiço - Sarah Pinborough - Livro 2 - Saga Encantadas



Em Feitiço conheceremos a adaptação do conto de Cinderela na versão de Sarah Pinborough. Logo se percebe que o segundo livro da saga encantadas também é o fechamento da estoria de Branca de Neve, narrada em Veneno.
"Nada é o que parece ser" é uma frase que define bem a narrativa. Encontramos aqui uma Cinderela ambiciosa que não dá valor a vida que tem ao lado de sua família e deseja a riqueza e mimos de uma vida de rainha. O que a moça não sabia é que esse tipo de vida não é como as estorias que ouviu quando pequena, e tão logo irá perceber que a cobiça pode trazer muitos problemas para ela e sua família. 
Rapidamente percebemos que, como em Veneno, os vilões não são tão maus e os "mocinhos" não são tão bons quanto se imaginava. As irmãs de Cinderela não cobiçam o príncipe. Na verdade a mais velha já é casada com um conde e tem toda a riqueza que precisa e deseja. A mais nova, Rose, é determinada e não se importa com a riqueza do palácio por mais que sua mãe, a madrasta de Cinderela,   deseje que ela caia nas graças do príncipe. 
Como em todos os livros de Sarah da saga encantadas, os contos resgatam muitos fatos do conto original, dando um ar mais sombrio em algumas cenas. Um exemplo é o desespero de Rose para agradar sua mãe e fazer seu pé caber no sapatinho de cristal.
Vários outros contos são encorporados a estoria, como a lenda de Hoob Hood, que se apresenta como um ladrão que não é tão altruísta como parece. E a fada madrinha, que de fada nada tem.
O caçador e o príncipe são personagens sempre presente. Na verdade toda a saga gira em torno de suas vidas, encorporando os outros contos, dando rumo aos acontecimentos. 
Cinderela terá que descobrir qual o segredo do príncipe para ter sua tão desejada vida. O caçador terá que se arriscar para quebrar o feitiço lhe imposto.  Lilith, a madrasta má de branca de neve, continua buscando por seu "final feliz", e este final ninguém poderia imaginar.


O segundo livro, assim como o primeiro, apresenta uma adaptação dos contos clássicos de uma forma que agrada bastante, pois os personagens tão conhecidos de todos são apresentados com dilemas e problemas bem humanos, e essa mistura entre lúdico e dilemas reais prende a leitura de uma forma muito bem vinda.


Poder - Sarah Pinborough - Livro 3 - Saga Encantadas



O ultimo livro da saga encantadas na realidade é o começo de tudo. O enredo circula o conto de Bela adormecida, porém encorpora muitos outros, como chapeuzinho vermelho, A bela e a fera e a lenda do lobisomem.
A estoria inicialmente se focará em chapeuzinho vermelho e no caçador (sim, o mesmo caçador dos outros dois livros). Em seguida o príncipe tomará parte na estoria. Por ultimo conheceremos o segredo da Bela adormecida. 
A estória a principio parece a mesma de sempre: Uma Bela princesa que dorme profundamente junto com todo seu reino. Mas logo percebemos a mudança. Bela não é uma princesa e sim a rainha do reino escondido e enfeitiçado. Filha de um humano com uma feiticeira das águas está Bela Adormecida, além de bondosa e generosa, tem um terrível lado sombrio. 
"Ninguém desperta o mal impunemente". Acordar Bela acarretará uma serie de acontecimento e os responsáveis terão que arcar com as consequências.
No terceiro livro muitos dos pequenos fatos que não tiveram uma explicação nos outros dois livros serão revelados: Como o caçador conseguiu os sapatinhos de cristal?  Por que o príncipe tem um atração por "Belas Adormecidas"? Quem era a garota ruiva dos sonhos do caçador? Por que o príncipe estava ferido quando os anões o encontraram no livro 1 - Veneno? 
Todas as perguntas serão respondidas no ultimo (e em minha opinião o melhor) livros da saga encantas.

Chapeuzinho vermelho acaba sustentando o papel de personagem secundária no decorrer desta narrativa, porém seu amor pelo uivo do lobo por trás da densa parede de relva prendeu bastante minha atenção. O desenrolar da estoria desses dois personagens e muito cativante. 

Apesar de releituras de contos de fadas serem comum, e ultimamente gerar um grande número de publicações, quando li Veneno encontrei uma diferença sutil que fazia total diferença. A forma como Sarah apresenta os personagem prende a leitura e faz você querer ler o próximo e o próximo livro. Poder certamente é o livro que mais impressiona na quantidade de terror, a própria escritora menciona em sua entrevista que reduziu a cena de orgia a pedido dos editores, pois a cena original era bem mais pesada. 


Para quem gosta de livros de fantasia e releituras de contos é uma trilogia que certamente indico.

By GNA

Comentários