Pular para o conteúdo principal

Saga Halo - Alexandra Adornetto

Halo - Alexandra Adornetto - Livro 1


Primeiro livro da trilogia onde nos é apresentado o quarteto principal - os anjos Ivy, Gabriel, Bethany e o humano Xavier.

No começo da narrativa não temos nenhuma emoção. Os três anjos chegam a terra com a missão de proteger uma pacata cidade. Passamos os primeiros capítulos presenciando a adaptação de Ivy, Gabriel e principalmente de Bethany a uma vida e a um corpo humano.  
Apesar da sinopse do livro dizer que "eles terão que esconder suas asas", o principal desafio do trio é passar despercebidos em uma cidade com pouco habitantes onde eles, mesmo sem fazer esforços algum não passam despercebidos devido a suas aparências. Como anjos os três possuem uma beleza unica e são mais brancos que as pessoas da região.

O arcanjo Gabriel, mas experientes em suas vindas a terra, é o que melhor sabe se esquivar de um contato humano, sem ferir o sentimento da pessoa que tentar se aproximar dele por qualquer que seja o interesse.
Ivy, também sábia, usa sua beleza e destreza para incentivar os habitantes para trabalhos comunitários, mas, da mesma forma que Gabriel, o faz sem se envolver sentimentalmente ou criar vínculos de amizades com as pessoas.  
Bethany é a caçula e se quer despertou seu poder celestial. Muito inexperiente não consegue deixar de criar vínculos de amizades com aqueles que lhe tratam bem. Molly é a primeira a qual ela deixa se aproximar, porém sua nova amiga é o oposto de um anjo. Não que seja uma má pessoa, mas possui um comportamento questionável, muito diferente de Bethany que segue as regras ao pé da letra.
Xavier é o grande enigma para as garotas da escola que Bethany frequenta, disfarçada de estudante em sua missão. Ele é um rapaz ativo, representante de turma e esportista avido. Porém carrega um passado sombrio o que faz com que ele se isole e não queira manter relacionamentos com as pessoas, somente os relacionados a suas atividades, sempre com um ar profissional. Não demora muito para Bethany ficar curiosa sobre ele, e descobrir que seu afastamento se deve a morte trágica de sua namorada em um incêndio misterioso.

A estória vai se desenrolando lentamente, assim como a aproximação de Xavier de Bethany. O romance dos dois segue por vários capítulos à "moda antiga", com passeios de mãos dadas e ir tomar sorvete no parque. Quando finalmente começam a namorar, um vai a casa do outro conhecer as famílias. Bethany é recebida muito bem e aceita, pelo menos a principio, pela família de Xavier. O rapaz por outro lado não tem a mesma sorte já que precisa de "uma autorização do Céu" para ficar com sua amada.

Certo momento, onde tudo parece estar perfeito para o casal Xavier e Bethany, um jovem misterioso aparece na escola. Jack não é um aluno normal e muito menos um anjo. 

Apesar de previsível e com muitos clichês é uma boa leitura. É um romance em todos os sentidos, afinal tudo é resolvido com "o poder do Amor" o que pode, em determinados momentos, deixar a estória um tanto monótona, mas ao todo não é um livro ruim. 
Muitos se atraem por este exemplar por sua capa. O intenso por do sol prende a visão e atiça a curiosidade. Porém o romance é leve e com conceitos conservadores em relação a época liberal que vivemos, o que não agradou aos que estão acostumados com romances apimentados. Outro fator é a mudança na velocidade dos acontecimentos. O enredo segue lento em relação a aparecimento de inimigos em potencial e, de repente tudo acontece muito rapidamente se comparado ao restante do livro. 
Ao meu ver a narrativa ficou ótima nos últimos capítulos quando o clima da estória acelera ficando mais intenso e deveria continuar nesse ritmo. Difícil pontuar este livro já que a narrativa é boa apesar dos momentos monótonos. 

Halo significa Círculo de luz. Do termo grego, disco. Na arte e na religião, o halo é uma auréola de luz que aparece acima da cabeça de uma pessoa santificada. São poucos os quadros de Cristo ou de santos, pintados após o séc. V, que não mostram um círculo brilhante ao redor de suas cabeças.


Hades - Alexandra Adornetto - Livro 2



Continuação do livro Halo, Hades segue com a estória dos três anjos que vieram a Terra, em nome de Deus, para livrar as pessoas da interferência de seres do Inferno. Bethany e dos seus irmãos, o Arcanjo Gabriel e a Serafim Ivy, continuam na Terra vivendo, e tentando se misturar, esperando ordens de Deus. 
Depois do ataque de Jake Thorn e sua derrota a "família" de anjos vive em paz. Bethany segue com seu namoro, agora mais que aceito por Gabriel, com o popular Xavier Woods. Mas esse tempos de tranquilidade são abalados quando em uma festa de Dia das Bruxas Bethany e suas novas amigas decidem realizar uma sessão espirita e abrindo uma precha para Jake voltar a ação mais uma vez.
Jake, o demônio charmoso e cheio de truques, foi banido da Terra pelo Arcanjo Gabriel, mas ele não é um simples demônio. Ele é um dos governantes de Hades e vai usar toda a sua influencia para atrair Beth para seu reino e conseguir finalmente te-la para si, afinal conseguir trazer uma anjo para o Inferno é o troféu mais almejado pelo demônio.
Com um portal aberto Jake consegue acesso a Terra. Ao enganar Beth leva-a para Hades o tão conhecido Reino dos Mortos. Beth, por ser um anjo, logo sente os efeitos de estar no reino da escuridão e acaba por viver cativa sob o controle de Jake.
O livro tem alguns capítulos bem enfadonhos, a partir do sequestro de Bethany por Jake, onde fica-se narrando a melancolia de Beth por estar no Inferno e longe de seu amado. Beth vai criar um vinculo de amizade com duas "almas boas" do Inferno, dois criados de Jake destinados a vigia-la, mas que acabaram ajudando-a.
Existirá um momento que Beth quase retorna para a Terra encontrando um portal no submundo de Hades, mas ela acaba deixando a oportunidade passa para ajudar a alma de sua amiga morta por Jake.
Com a ajuda do criado de Jake, Beth tem acesso a uma fonte que, ao beber sua água, permite que você se transporte para a Terra. Aqui é um ponto cansativo do livro, já que sempre que a estoria necessita ir para o lado de quem está na Terra (os irmão anjos de Beth e Xavier) a moça tem que "dormir" no Inferno. 
Quando Beth começa finalmente a tomar alguma atitude em Hades, Lúcifer aparece em cena. Nesse momento, Jake por cobiça de ter Beth acaba por ajuda-la. Porém logo a farsa se desfaz  e Beth se vê fazendo um acordo com um demônio para salvar seu amado Xavier. 

Ao contrario de Halo, Hades não deu tanta emoção na estoria e até tira um pouco do brilho do livro anterior, mostrando um lado depressivo de Bethany e Xavier. Gabriel demostra mais poder que no volume anterior, mas suas ações são rápidas demais e isso acaba não denotando muito destaque ao personagem.
O livro todo sustenta a mesma prerrogativa: O inferno desafiando o Céu. Os Arcanjos prometendo que não haverá guerra e nenhum derramamento de sangue. E o inferno apostando no Armagedom.
Adornetto hora aposta na "melosidade" entre o casal principal, hora aposta em cenas mais fortes com derramamento de sangue. O desfecho de Hades é forte e rápido. 


Apesar de citar muito o nome de Deus, a estoria não tem apelo religioso. E somente mais uma estoria entre a eterna luta entre o Céu e o Inferno, mas dessa vez, não se utiliza a mitologia grega ou romana, e sim as narrativas bíblicas.


Heaven - Alexandra Adornetto - Livro 3


Editora: Agir  
Ano: 2013 
Páginas: 394

Bethany, um anjo enviado à Terra, e seu namorado mortal, Xavier, em Hades, foram para o inferno e voltaram. Agora seu amor será posto ao maior teste, uma vez que  fogem no dia da formatura, e com a ajuda do bondoso padre Mel, se casam, na Capela de São Marcos, e desafiam a lei Celeste, afinal um anjo não poderia se apaixonar, muito menos se casar com um mortal.
O casal não conta sobre o casamento nem mesmo para o arcanjos Gabriel e serafim a Ivy, seus aliados na terra. Porém o céus sabe de imediato que ambos se casaram e um momento depois de trocarem seus votos uma ameaçadora ameaça aparece: Um "Sete".
Por mais contraditório que pareça, a única maneira de Bethany e Xavier fugirem dos Sete é esconderem-se a céu aberto, se misturando com os outros mortais da mesma idade. 
Gabriel coloca ao casal, nos capítulos iniciais do livro, que para não provocarem mais a ira dos Céus não devem consumar o casamento, lhe dando assim tempo para investigar a situação. Mas Bethany e Xavier não esperam, e assim que fogem para Oxford, na faculdade, apesar das identidades falsas informando que eram "irmãos", decidem que serão perseguidos de qualquer forma e levam o casamento até o final.
Como sempre Gabriel e Ivy irão desobedecer os Céus para ajudar a sua irmã e, agora seu marido, Xavier. Porém os dois não participam tanto como nos dois primeiros volumes, principalmente Ivy que desaparece em determinada parte do livro, não se explica exatamente o que acontece com ela nem como ela voltou, mas no final ela volta.
Gabriel cai na tentação humana, quando, para proteger sua irmã da volta de Jake Thorn, coloca suas asas em jogo. A amiga de Beth, Molly, que se encontra com o grupo novamente, acaba conhecendo o lado humano que tanto almejou ver em Gabriel nos primeiros livros, porém não é reservado nada de especial para eles.
Na faculdade Bethany ganha uma colega de quarto irritante chamada Mary Ellen, que faz despertar seu lado ciumento, já que Ellen fica o tempo todo dando indiretas e diretas para ser apresentada e ser tornar namorada de Ford (identidade falsa de Xavier). 
Molly, a unica amiga de Beth, está noiva de um cara chamado Wade, um fanático religioso que a está transformando em alguém triste e submissa. Neste ponto a trama principal fica em segundo plano e Beth e Xavier ajudam Molly e entender que é melhor só que mal acompanhada. Fica bem claro que Moly se submete para esquecer seu primeiro grande amor Gabriel - O Arcanjo.
Bethany provocou a fúria dos Céus se casando com  um mortal e o Inferno quer sua vingança prometida. E no meio de toda essa confusão entre anjos e demônios, descobrimos que Xavier não é um simples ser humano. Ele tem um segredo em seu passado que ninguém sabe e que pode ajudar a salvar o casal.
O livro apresenta também a historia de Emily, a namorada do Xavier que faleceu, e como ela pode ajudar Beth a ficar com Xavier na terra.

“O meu lado responsável reconhecia que o mais inteligente a fazer seria obedecer ao aviso, agir de acordo com as regras e não brincar com o Céu. No entanto senti uma revolta que me dizia ser tarde demais para voltar”. 

O ultimo livro tenta fechar tudo que estava em aberto no dois primeiros, fazendo a trama se desenrolada mais rapidamente. Mutias coisa não mudam. Bethany, apesar que tentar pasar uma imagem mais determinada continua sendo chata em muitos momentos. Xavier continua dando a vida por ela, literalmente as vezes. Gabriel continua sendo Gabriel - por mais "galante" que a autora o coloque ele sempre será o Arcanjo que serve somente aos céus. Muitos personagens também são incluídos somente para apresentar como Xavier faz amigos facilmente, um pouco desnecessário mais não atrapalha o contexto principal. 

Este é o final da saga Halo. Meu ponto de vista é que todos os livros da saga tem capas lindas, porém no primeiro volume teve muita enrolação, no segundo muitas perguntas ficaram sem respostas e no ultimo a estória teve que acelerar para responder todas as perguntas (mesmo que algumas não tenham sido totalmente respondidas deixando em caráter interpretativo do leitor). Em geral gostei da trilogia, mas a forma de escrita da autora pode ser um pouco maçante em momentos sem ação. 


Recomendo para quem gosta de romances sem apelação, com personagens fofos, e com batalhas para ficar ao lado do amor verdadeiro. 

By GNA

Comentários