Pular para o conteúdo principal

O Destino do Tigre - Colleen Houck - Livro 4


Quarto livro da série "A Maldição do Tigre", onde Kelsey, Kadam, Dhiren e Kishan finalmente encontram seu destino.

Colleen explora ainda mais o mundo das lendas, seja elas indianas ou não. Aventuras incríveis para finalmente conseguir obter o ultimo tesouro de Durga - A corda de fogo.
A estória se resume em três momentos principais: O sacrifício do senhor Kadam para cumprir a profecia, o encontro com a fênix e a viagem para o passado na época em que a lenda de Durga foi espalhada.

Fênix, a ave da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e depois renascia das próprias cinzas, podia se transformar em uma ave de fogo e carregar grande quantidade de peso. Segundo alguns escritores gregos, a fénix vivia exatamente 500 anos. Outros afirmam em suas estórias que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. Bem diferente do narrado no livro de Colleen onde cada tipo de fênix vivia por um tempo diferente e sempre muito curto. A fênix Amanhecer, do livro, viveu um dia, e ela não renasceu das cinzas e sim suas cinzas trouxeram outra fênix a vida. Aqui percebemos grande alteração na lenda grega original.



Segundo a lenda grega "documentada", no final de cada ciclo de vida, a fénix queimava-se numa pira funerária. A vida longa da fénix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual. Suas lágrimas teriam propriedades para curar qualquer tipo de doença ou ferida e dominava a arte da Pirocinese (produzia e manipulava o fogo).
Os gregos parecem ter se baseado em Bennu, da mitologia egípcia, representado na forma de uma ave acinzentada semelhante à garça, hoje extinta, que habitava o Egito. Já na China antiga a fénix foi representada como ave símbolo da felicidade, virtude, força, liberdade e da inteligência. Na sua plumagem, brilham as cinco cores sagradas do país: Roxo, Azul, Vermelha, Branco e Dourado.
No início da era Cristã esta ave foi símbolo do renascimento e da ressurreição. Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado, recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou.

Outro ponto marcante em "O Destino do Tigre" é a volta ao passado dos personagens protagonistas, usando a corda de fogo. Todas as interrogações do livro são explicadas, assim como a lenda da reencarnação de Durga na terra em seu inicio. Anamika era uma simples guerreira e também não tinha poder algum, mas com os utensílios mágicos e as armas de Dhiren, Kishan e kelsey ela ganha "super poderes" e todos a colocam no patamar da reencarnação da deusa guerreira Durga.



Durga, na mitologia Hindu, é a protetora de lei e da ordem e a destruidora do mal.  Apresenta-se com muitos nomes dependendo da lenda na qual aparece. Durga é descrita como um aspecto guerreiro da Devi Parvati com 10 braços, que cavalga um leão ou um tigre (maioria das estatuas ela monta um leão), carrega armas e assume mudras, ou gestos simbólicos com a mão. Esta forma da Deusa é a encarnação do feminino e da energia criativa (Shakti), que reflete o aspecto guerreiro da deusa, encarnando um papel tradicionalmente masculino.Segundo a lenda cada deus lhe deu a sua arma mais poderosa, o tridente de Rudra, o disco de Vishnu, o raio de Indra, kamandal de Brahma, gada de Kuber, e assim por diante. Himalaia presenteou-lhe com um feroz leão dourado.
Sobre o fim do 8 º e início do 9 º dia de lua, Chanda e Munda vieram para lutar contra a deusa. Ela virou azul de raiva e a deusa Chamunda saltou para fora do seu terceiro olho. Esta forma é uma das mais poderosas, com 3 olhos vermelhos, preenchidos de sangue, língua e pele escura, que finalmente matou os demônios gêmeos com sua espada. Esta forma da divina deusa é adorada durante o sandhikshan do festival de Durga Puja. Finalmente no décimo dia da lua, a deusa Durgha matou Mahishasura, demônio que tentou se casar com ela, com o seu tridente.
Lendo " O Destino do Tigre" vemos que a autora preservou muito da lenda original de Durga, mesmo que a morte do demônio Mahishasura tenha sido totalmente distinta.

Apesar de previsível o final desta série foi bem trabalhado e não deixou de fora nenhum personagem, todos tiveram o seu "final feliz" (apesar de divergências entre os fãs nesse quesito). Dhiren é recompensado por sua devoção e esforço para conquistar kelsey, que por sua vez finalmente assume sua paixão por Ren, depois de uma triste despedida de Kishan. O tigre negro tem sua cota de felicidade, mas não totalmente. Esse personagem fica com o senso de dever em primeiro plano, mesmo que tenha sido uma escolha um tanto "forçada", pois algum dos tigres precisava incorporar Damon - o Tigre guerreiro de Durga. Nilima, a tatatataraneta de Kadam, também é lembrada e conhece seu amado, diretamente do passado, Sunil - Irmão de Anamika.   
Em teoria este livro encerra a série. Todos os mistérios da trama são resolvidos, os personagem encontram seu final e a maldição do tigre é desfeita. Porém a autora já anunciou que está escrevendo um quinto livro atrelado a série sob o titulo de "O Sonho do Tigre", onde a produção se encontra no 8° capítulo atualmente, tendo previsão de ser finalizado em 2015, mesmo ano de lançamento da adaptação para o cinema de "A Maldição do Tigre".

Particularmente não vejo motivo para fazer mais um livro se utilizando do sucesso dos volumes anteriores, no contexto em que está sendo produzido soa meramente comercial. O livro "O Sonho do Tigre" vem com a proposta de trazer uma estória a parte, que não tem ligação direta com os outros 4 volumes, não altera a estoria, e se você não leu os demais livros não precisa conhece-los para entender a trama deste ultimo. Os fãs em primeiro momento gostaram de ter mais uma aventura com os amados tigres Ren e Kishan, porém quando a autora anunciou sua previsão de lançamento a decepção foi total. Para piorar Colleen fechou contrato com sua editora para começar a produção de uma trilogia com base no Egito e este livro já começou a ser produzido e ela também espera lança-lo por meados de 2015.
A autora está confiante que os fãs do livro "A maldição do Tigre" vão aceitar bem a migração das lendas indianas para as egípcias. Por outro lado deixa como um "plano B" um quinto livro do universo indiano de seus tigres, assegurando vendas futuras.  



By GNA

Leia mais:
A Maldição do Tigre - Colleen Houck - Livro 01
O Destino do Tigre - Collen Houck - Livro 02
A Viagem do Tigre - Collen Houck - Livro 03

Comentários