Pular para o conteúdo principal

Anime - Rurouni Kenshin (るろうに剣心)


Rurouni Kenshin - Meiji Kenkaku Romantan (るろうに剣心 -明治剣客浪漫譚) ou Samurai X como ficou conhecido no Brasil, tem uma tradução literal, do japonês, algo como: Kenshin, o Andarilho - Crônicas de um Espadachim da Era Meiji. É uma série de mangá criado pelo artista Nobuhiro Watsuki e posteriormente adaptado em anime. 

A série é ambientada nos primeiros anos da Era Meiji no Japão, conta a história de Kenshin Himura um pacifico ex-samurai que prometeu nunca mais matar, devido aos seus traumas do passado. Entretanto, seu passado como "retalhador" (do original Battousai) a serviço da Ishin Shishi fará o jovem Himura brandir novamente sua espada contra velhos e novos inimigos, que o perseguem por sua fama. A trama da história e sobre como um Hitokiri, chamado de Hitokiri Battousai, que foi importante durante a era do Bakumatsu e que durante a era Meiji vira um andarilho e os mistérios por traz dessa mudança brusca de pensamento.
O mangá foi publicado originalmente na revista japonesa Weekly Shōnen Jump. O trabalho completo rendeu 28 volumes encadernados. 
No Brasil, começou a ser publicado em maio de 2001 pela Editora JBC em 56 volumes (cada um sendo metade do original tankōbon), mantendo o formato de leitura japonesa. De início mensal, a partir da edição 5 o mangá passou a ser quinzenal até sua conclusão em novembro de 2003. O capítulo especial A Sakabatou de Yahiko foi lançado pela mesma editora em 10 de julho de 2004, durante um evento conhecido de Anime e Mangá: O Anime Friends. A editora também lançou em novembro de 2004, o Kenshin Kaden, uma enciclopédia da série. Em novembro de 2012, a Editora JBC após diversos pedidos de fãs, voltou a publicar o mangá, agora intitulado Rurouni Kenshin - Crônicas da Era Meiji (Uma melhor adaptação do titulo original).


Apesar do clima pesado e sanguinolento das guerras (mostrados mais fortemente nos Ova's, que tem foco maior no passado ou em um pós-história de Kenshin) tanto o mangá quanto a animação também aposta no humor e no romance. O foco central dos relacionamentos entre personagens está nos protagonistas Kenshin e kaoru. O fato de Kenshin não querer se relacionar com ninguém, devido as armações envolvendo sua noiva postiça no passado, e o final trágico que este faco ocorreu, fazem co que Kaoru tenha que mostrar muita persistência. Kaoru e uma jovem de 18 anos que herdou um dojo de seu falecido pai, que ensinava um estilo "pacifista" de combate. Kenshin é um andarilho de 29 anos, com um passado obscurecido por morte e sangue, e que tenta lutar contra sua natureza assassina desenvolvida no final da Era Tokugawa. O caminhar de estória indica ao leitor/telespectador que eles realmente ficaram juntos, ainda mais quando Kenshin revela somente para Kaoru seu nome verdadeiro esquecido em sua infancia - Shinta. Mas antes disso enfrentaram muito sofrimento. 


O filho do casal será apresentado somente no Ova de encerramento da série. Kenji Himura cresce com a ausência do pai e no decorrer dos anos vai criando raiva por ele sempre abandonar sua mãe Kaoru para ir ajudar alguém em outra localidade e demora a perceber as verdadeiras razões de Kenshin. Kenji tem a mesma alma de seu pai, se torna um exímio espadachim, e segue os mesmo passos de Kenshin, mas tentando não cometer os erros dele, partindo em sua própria busca para usar suas habilidade para salvar vidas e não o oposto. Ele será o herdeiro da famosa espada de lamina invertida de Kenshin.
As maiores tiradas cômicas também ficam por conta do casal Kenshin x Kaoru, quando não entre eles mesmo, com sua interação com os outros personagens. Ou também pelo fato de Kenshin sempre se fazer de desentendido mesmo sabendo como tudo vai acontecer. Porém nos Ova's estes personagem são sérios revelando mais o fator histórico que representam.

Rurouni Kenshin é uma das obras mais conhecidas do mundo da animação japonesa. Uma enorme diversidade de produtos foram atrelados a este titulo, não somente os conhecidos mangás e anime, mas também uma infinidade de suvenir, Games, OVA's e um live action. Mas não é para menos, pois a obra realmente é maravilhosa e com um conteúdo histórico fortíssimo apesar dos aspectos ficcionais.

Alguns personagens são comprovadamente inspirados em samurais da era Edo, regime Tokugawa, e inicio da Era Meiji, outros porém se tornaram lendas vivas nos próprios contos do japão e ninguém sabe ao certo se realmente existiram da maneira que são relatados.

Os Hitokiri – assassinos da era Bakumatsu no Japão - realmente existem historicamente, e o próprio Kenshin foi baseado em um deles. 
A palavra HITOKIRI significa “Assassino de Homens” (Retalhadores de Homens). A maioria deles veio do regime de Choshu-Satsuma, um regime completamente anti-Tokugawa.
A história conta que foram quatro os Hitokiri Do Bakumatsu (幕末四大人斬り Bakumatsu Shidai Hitokiri), nomenclatura dada aos quatro Samurais durante o período conhecido como Bakumatsu na história do Japão (final do regime Tokugawa: 1853-1868).
Os quatro homens eram Kawakami Gensai, Kirino Toshiaki (também conhecido como Nakamura Hanjirō), Tanaka Shinbei e Okada Izō. Eles se opuseram ao shogunato Tokugawa e posteriormente apoiaram o Imperador Meiji. Estes quatro Samurais eram guerreiros de Elite e considerados invencíveis pelo povo.
Genzai kawakami
Rurouni Kenshin  foi baseado em um dos famosos Hitokiri. Nobuhiro Watsuki, o criador da série, se inspirou em Kawakami Gensai, o mais temido dos 4 Hitokiri Bottousai (retalhador sacador de espada) da era do Bakumatsu no Japão, nó século XIX. Ele viveu entre 1834-1871. Por ser baixinho e magrelo, era confundido facilmente com uma garota, ainda que a sua natureza fosse oposta à sua aparência. Tinha atitudes frias, calculistas e era considerado o mais perigoso dos quatro Hitokiri. Kawakami ficou famoso por matar cortando ao meio Sakuma Syouzan em plena luz do dia, usando o seu estilo de Battojutsu, chamado “Shiranui-ryu” (literalmente, “estilo Shiranui”, ou “estilo do fogo fátuo”) e que consistia, essencialmente em dobrar perpendicularmente a perna direita, esticando a esquerda até ficar paralela ao solo sacando a espada por ultimo. Foram lhe atribuam outros assassinatos, porém aconteceram sempre com uma aura de mistério e nunca ficou esclarecido como e quando ocoreram.
Ao contrario do personagem fictício Kenshin Himura, que teve um final altruísta, o verdadeiro "retalhador" depois da Restauração Meiji, e com o fim da era dos samurais, não teve tanta força com suas ideias xenófobas e isolacionistas. Kawakami colidiu com as ideias defendidas pelo governo, assim foi julgado sob acusações falsas e executado no quarto ano da era Meiji, em 1871. 

Não foi encontrado nenhum relato verídico que comprove que Genzai era realmente como a lenda que se tornou, mas pelo sim ou pelo não, sua historia se tornou muito forte e inspirou essa fantástica estória. 

By GNA
Samurai X (Rurouni Kenshin; るろうに剣心 -明治剣客浪漫譚)
Gênero(s): Ação, Aventura, Comédia, Histórico, Samurai, Romance
Assista Online:  Samurai X

Comentários