Pular para o conteúdo principal

Sushi - Marian Keyes


Marian Keyes alcançou grande sucesso com os livros da série Melancia. Sushi é o terceiro livro da série*. Aqui, conhecemos a vida de três mulheres que buscam a felicidade: a editora Lisa, sua assistente Ashling e a dona de casa Clodagh (Amiga de Ashling).

Lisa é ambiciosa e com cede de poder e status. Não mede esforços para atingir o auge, mesmo que tenha que passar por cima das pessoas, desistir de sua família e de seu casamento. Lisa esconde ser casada, afirma categoricamente que é solteira para conseguir sua vaga almejada em uma importante revista em Nova York, porém seu plano se desfaz quando é manda para Irlanda em uma revista iniciante. A partir deste fato ela tem a certeza de que se tornou infeliz. Assim começa a fazer qualquer coisa para tornar a revista em questão famosa e elevar seu nome as primeiras paginas dos jornais. Lisa tem um passado obscuro: Roubava comida no supermercado para economizar dinheiro e utiliza-lo para compras roupas; saia com qualquer homem que lhe desse um alto cargo e magoou seus pais e seu grande amor Oliver. Oliver é o marido de Lisa e aparece em determinado momento com um advogado e as documentações do divorcio. Ao perceber que sua ambição estava fazendo com que ela caia no fundo do poço Lisa começa a agir melhor, trabalha menos e não deixa que sua ambição a afaste novamente de seus pais. Oliver ao ver que o divorcio está consumado, que ela mudou para melhor e que sente uma imensa falta dela, visita Lisa se declarando. Lisa percebe que nunca deveria ter se separado de Oliver e aceita a reconciliação,  terminando sua participação na estória sonhando em realizar um casamento glamoroso com o ex-marido.

Ashling é insegura e pensa nos outros antes dela. Ganhou o apelido na empresa de "senhorita quebra-galho" pela enorme quantidade de cacarecos que carrega em sua bolsa. No começo está tentando esquecer suas desilusões amorosas tentando dar uma chance ao humorista Marcus Valentine. Seu primeiro namorado Dylan a abandonou para casar com sua melhor amiga Clodagh, e seu namorado anterior a deixou para ir morar na Austrália. Marcus não a interessava de inicio, mas acabou cedendo diante de sua indecisão e dificuldade de falar "não". Marcus é a personificação do homem canalha e somente fica ao lado de Ashling para que ela o bajule. Tão logo a trai com a melhor amiga casada a deixando em uma depressão profunda. Graças ao esforços do diretor da revista Jack Devine e de sua mãe, sua depressão é curada e ela tem o seu "final feliz" ao lado de Jack.

Clodagh é a personagem que tinha tudo no começo da estória e termina sem nada. Casada com Dylan, tem dois filhos, uma boa casa e vários cartões de credito. Porém de uma hora para outra decide que está infeliz. Primeiramente vai em busca de um emprego, mas o competitivo mercado de trabalho só lhe oferece vagas a qual ela acha ser humilhante para alguém como ela realiza e abandona a ideia. Logo depois decide que seria "falta de sair" e começa a ir nas baladas e se embebedar. Isso também não a deixa feliz. Então ela comete o piro erro de todos - Começa um caso com o namorado de Ashling Marcus Valentine. No começo, o caso as escondidas a satisfez. Era tudo diversão, sem responsabilidade alguma. Entretanto a partir do momento que seu marido Dylan a surpreende com seu amante sua vida vira um inferno. Marcus logo "tira o corpo fora" e a troca por outra mulher mais jovem e sem filhos. Dylan vende a casa e agora ela se vê morando de aluguel e com dois filhos pequenos para criar sozinha. E Ashling, sua melhor amiga, cria um força de opinião surpreendente após sofrer meses de depressão, rompendo a amizade de uma vida inteira para sempre. Clodagh termina a estória abandonada, porém dá sinais de que não aprendeu nada dando "trela" para os homens que a provocam nas ruas.

O titulo do livro se deve ao fato do prato favorito de Jack Devine ser Sushi. Essa comida tipica oriental une Ashling a Jack quando começam a namorar, pois marca a primeira vez que Ashling aceita experimentar a "especiaria" que antes acha nojenta. 

Estória regular, com muitas apelações. Existem momentos que se torna um pouco cansativo devido a algumas repetições de erros cometidos pelas três mulheres. Outras vezes começa a puxar a estória na direção de um assunto interessante, mas o mesmo fica sem explicação, como, por exemplo, Lisa relembrando que sua mãe não queria aceitar seu marido Oliver por ele ser um rapaz negro. A estória vai correndo, Lisa insiste o tempo todo no fato de como ele é lindo, o ama e tudo mais, volta para ele, mas em momento algum menciona como ficou o fato de seus pais não o aceitem antes. 
O personagem Boo, o andarilho viciado em leitura, também é bem pouco explorado, mesmo sendo o amigo de Ashling. O fator positivo é, que pelo menos, a autora deu um bom final para Boo. Ele termina a estória empregado, com um apartamento e uma namorada. 

Como um todo o livro é bom, mas por apelar demais a fatos e descrições irrelevantes ao foco da estória sua qualidade é reduzida.


By GNA

Notas:
* Apesar de serem intitulados por muitos como "Série Melancia" cada livro traz estórias diferenciadas e sem relação entre eles. Não é exatamente uma série, e sim livros de uma mesma autora. Os livros Melancia, Férias e Los Angeles tratam de uma mesma família de cinco irmãs e apresentam uma ordem cronológica citando acontecimentos dos livros anteriores, porém se lidos em outra ordem não atrapalha o entendimento. A ordem de lançamento é a seguinte: Melancia (2003), Férias (2004), Sushi (2004), Casório (2005), É Agora... ou Nunca (2006), Los Angeles (2007), Um Best Seller pra Chamar de Meu (2008), Tem Alguém Aí? (2009) e Cheio de Charme (2010).

Comentários