Pular para o conteúdo principal

O Lobo Mau no Divã - Laura James


Laura James é jornalista, por isso sua abordagem da psicologia é simples e didática. Para iniciados no estudo da psicologia é um bom livro para o começo do entendimento das doenças comuns da psique humana.
Com o auxilio dos personagens das clássicas estórias dos contos de fadas, Laura aborda distúrbios de comportamento de uma maneira bem inovadora. Rainha de Copas, Alice, Willy Wonka, Pooh, Tigrão, Peter Pan, Bela, Fera, Rainha Má da Branca de Neve, Lobo Mau (que é abordado como o lobo dos três porquinhos e da Chapeuzinho Vermelho ao mesmo tempo/ O mesmo individuo), Barba Azul, entre outros seres imaginários são estudados como "pessoas", fazendo um elo entre o imaginário e o real.
É claro que não se pode levar o livro 100% a sério, mas através do mesmo se conhece alguns distúrbios citados frequentemente nos dias de hoje como o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), por exemplo, mencionado como o distúrbio do Tigrão, personagem das estórias de "O Ursinho Pooh".

O Livro não deve ser usado como uma "renomada referencia bibliográfica", mas auxilia o entendimento. Por essa razão considero sua leitura válida.

Obs: O divã ou prima-dona é uma espécie de sofá sem encosto, como mostrado na ilustração de capa do livro. Ficou muito famosa por ser o local onde os psicanalistas entrevistam seus pacientes.

By GNA

Comentários