Pular para o conteúdo principal

Easy - Tammara Webber


Jacqueline foi para a universidade seguindo o namorado. Até onde ela imaginava seria o minimo para ficar ao lado dele, afinal já estavam juntos a 3 anos. O que ela não esperava era que logo após as aulas começarem e Kennedy, seu namorado, terminar o relacionamento.

Com o choque da separação inesperada Jacqueline se ausenta duas semanas da sua aula de economia perdendo uma avaliação importante. Para piorar, ao seguir sua amiga Erin para uma festa de halloween, e sair no estacionamento do campus sozinha, quase foi violentada por um antigo amigo de Kennedy e amigo do namorado de Erin, salvando-se somente pelo fato de um desconhecido tê-la salvado. Com medo de denunciar se calou. 
Adquirindo coragem para ir as aulas e conversar com o professor para repor as que havia perdido, qual não é a surpresa de Jacqueline ao ver que seu "protetor" estava sentado no fundo da sala desenhando.
Ao termino da aula o professor sugeriu que ela frequenta-se uma tutoria para se recuperar na matéria  Ela aceita e agora troca e-mail com seu tutor de economia Landon Maxfield. Com o passar dos dias vai se apegando a ele.
Em contra partida seu "protetor" continua um mistério, ainda mais agora que ela se vê sendo observado por ele durante as aulas. Escutando uma conversa de corredor descobre o nome da pessoa que a salvou de uma fatalidade - Lucas.
Os dias vão passando, com a tutoria de Landon consegue se recuperar em economia, e Lucas se aproxima cada vez mais de seus pensamentos. (Mesmo o comparando o tempo todo com o antigo namorado ¬¬)
Lucas tem um estilo Bad Boy de se apresentar o que desperta a curiosidade de Jacqueline. O rapaz não tem atitudes ruins, porém é misterioso, calado, usa um piercing no lábio inferior além de diversas tatuagens. Totalmente oposto a Kennedy.
Por falar em tatuagens de Lucas, uma delas é um poema escrito por sua mãe, que realmente gostei:

"Amor não é a ausência de lógica
mas a lógica examinada e recalculada
aquecida e curvada para caber
dentro dos contornos do coração."

Muitos fatores fazem com que Jacqueline tenha suspeitas que Landon e Lucas são a mesma pessoa. Mas como alguém que vive fazendo esboços na aula de economia pode ser seu tutor que à ensina a matéria? Para sua surpresa o "Bad Boy" com passado sombrio é realmente inteligente. 
Lucas além de inteligente é trabalhador e aceita vários empregos (Trabalha desde atendente de cafeteria à treinador de taekwondo - Rapaz multiuso XD) para poder se sustentar e pagar seu aluguel. Jacqueline se sente totalmente entregue a Lucas, mas o rapaz não pode levar um relacionamento adiante com ela por um simples motivo - Medo.
Landon Lucas Maxfield esse é seu nome completo. Suas tatuagem tem um porque: Esconder as cicatrizes de seus pulsos. Seu medo é de não conseguir proteger quem ele ama - outra vez. Sua mãe foi morta violentamente na sua frente a anos atrás, fator que Landon Lucas não consegue superar. Em seu passado o rapaz realmente foi o estilo Bad, sem preocupação com escola ou família, saia com qualquer garota por diversão, porém agora não mais. O trauma em sua vida o mudou.
Sem saber Jacqueline ajuda Lucas a superar seu trama, assim como Lucas a ajuda a se desvencilhar das lembranças ruins de seu atentado e esquecer de vez seu antigo namorado. 
Ao final da trama Lucas e Jacqueline ficam juntos. Ela se transfere para uma faculdade de artes e ele consegue um bom emprego.
A estória do livro não é de todo ruim, trás um assunto polemico - Violência contra a mulher - e como as mulheres e homens reagem, e quais punições devem ser aplicadas ao agressor. Entretanto esse estilo de romance de gênero denominado ‘New Adult’ não me agrada em certos detalhes - Os relacionamentos se tornam íntimos demais antes mesmos dos casais assumi-los, e em curtíssimo tempo (Questão de horas os casais já dormem juntos), tornando as amizades "coloridas" demais (Tipico "Tudo as escondidas"), mesmo que a ideia do gênero seja mostrar como adolescentes começam a vida adulta indo morar sozinhos e buscando oportunidades de empregos, as estória acaba se apegando a esses detalhes dessa chamada "vida adulta". Claro que isso não se aplica em todos os livros do gênero New Adult, que visa o inicio de uma vida longe dos pais ou tutores como adolescentes (muitas vezes universitários) tendo que viver sozinhos, mas existem vários que puxam para a vertente citada anteriormente e Easy tem uma pitadinha desse fator.

O titulo do livro se denomina Easy, Fácil em português, fazendo alusão a ultima frase do livro dita por Lucas:

"— A escolha de estar com você não é uma decisão difícil, Jacqueline. — Ele sussurrou, puxando-se para trás uma última vez para olhar nos meus olhos. — É fácil! Incrivelmente fácil!"

Poderia ser melhor trabalhado. Faltou um subtitulo para deixar mais claro o ponto de vista da autora para esse "Fácil", mesmo que no Brasil o livro tenha apresentado um "subtitulo comercial" de 'Que o Amor não é nada fácil'. A própria estória mostra que não foi "Easy" o rapaz aceitar escolher Jacqueline e principalmente assumir-lá. Ninguém atribui muito valor para o que vem Fácil na vida, o que explica o "não é nada fácil" para a tradução portuguesa.
Porém, por outro lado, entende-se o conceito que a escritora desejou passar. Comparado a tudo que os jovem tinha enfrentado nos últimos anos de suas vidas, principalmente Landon Lucas, e as mudanças que isso trouxe, ficar perto um do outro foi a escolha mais fácil entre todas.


By GNA 

Comentários