Pular para o conteúdo principal

Anna e o Beijo Francês - Stephanie Perkins


Anna Oliphant tem grandes planos para ela e sua melhor amiga, Bridgette, em Atlanta. Porém todos os planos mudam quando seus pais a mandam para um colégio de americanos em Paris, na França. Ela está apavorada com a ideia e não concorda de maneira alguma indo "forçada" para terminar seus estudos em um pais desconhecido e com uma linguá que ela não domina - O Francês.
Porém toda sua revolta se acalma quando ela conhece Étienne St. Clair, o "lindo garoto do corredor". Tudo parecia um pouco mais aceitável a seus olhos, afinal,  pelo menos ela teria um "colírio para olhar" já que não tem outra opção a não ser ficar na França e estudar. 
Claro que as coisas não seriam tão fáceis assim. O rapaz é comprometido à um ano e a "pressa" de sua nova amiga Mer.
A garota decide que somente será amiga do rapaz como é de todos e seguir com seus possível caso com um colega de sala em sua escola anterior (Detalhe: Somente Anna acha que o menino está interessado nela o que torna as coisas um pouco dramática no decorrer da estória)
St. Clair por sua vez se encanta com a moça e passa o tempo todo lhe dando indiretas de seus sentimentos. Mas tem um pequeno detalhe - O rapaz tem um medo enorme da solidão e fica esperando que Anna "se toque" de seus sentimentos por ela para só depois poder largar a namorada.
Em certo momento St. Clair presenteia Anna com um livro de poesias de Pablo Neruda no qual deixa uma poesia em evidencia:

" Eu a amo como certas coisas obscuras são amadas, secretamente, entre a sombra e a alma"

Porém Anna adotou o pensamento que era somente um livro para os estudos do próximo semestre e que ele era algo inalcançável para ela desejar ter ao seu lado e nunca abre o livro para ler esta poesia.

Um detalhe interessante deste livro são as explicações sobre os pontos turísticos de Paris, como por exemplo a importância da catedral de Notre Dame e o conto de Victor Hugo (O corcunda de Notre Dame) para conscientizar a população francesa de sua importância histórica. Ou talvez para despertar a curiosidade sobre a igreja chamada Étienne.


Igreja de St. Étienne Du Mont na França
Sendo pelo fator estória cativante ou conhecimento sobre a historia de Paris, esta leitura nos trás lindas lições: Não desistir dos seus desejos, seja eles quais forem, e que muitas vezes a palavra casa não é um lugar,  mas sim uma pessoa. 

By GNA

Comentários