Pular para o conteúdo principal

Mangá - Rei Lear - Volume Único


Rei Lear, de Willian Shakespeare, conta a estória de um rei que em sua velhice resolve dividir seu reino entre suas três filhas -Goneril, Regan e a caçula Cordélia. Porém um desentendimento com Cordélia faz com que aconteçam verdadeiras desgraças em seu reino.
Acreditando que Cordélia não o amava como pai, pois esta não o bajulou como as outras para conseguir posses, ele a deserda como filha e esta vai morar com seu marido na frança.
Suas irmã aproveitam deste fato para brigar entre elas por poder, e se aproveitando desta rivalidade entre Goneril e Regan, o filho bastardo do Conde Gloster, Edmundo, aproveita para colocar seus planos de vingança em ação.
Edmundo começa a atacar, disseminando a discórdia entre o filho legitimo de seu pai Edgar, fazendo-o com que acredite que Gloster quer mata-lo. Assim Edgar para sobreviver começa a viver como um mendigo. 
Com a loucura tomando posse do Rei, que agora não tem mais posse ou poder, vê que somente o bobo da corte e seu vassalo Kent de fato o seguiam fielmente.
A desgraça toma contra do reino (ou antigo reino) de Lear, e agora a guerra contra a frança começa.
Cordélia volta como um dos lideres do exercito francês, já que é casada com o rei da frança. Ao reencontrar com seu pai Lear, este novamente vê se engano, pois somente a caçula deserdada o amava de verdade.
Do outro lado da estória está Gloster, que devido a traição de Edmundo, foi torturado e agora está cego. Edgar reencontra seu pai, porém não revela sua identidade e o segue como um vassalo. Quando Gloster morre, devido ao cansaço e as torturas que sofreu, seu filho Edgar vai até Edmundo, seu meio irmão e agora dono de terras e posse, para lutar por justiça, amor e verdade.
O exercito controlado por Edmundo vence a guerra e captura Lear e sua filha Cordélia. Porém já era tarde demais para desfazer toda as desgraças que as armações de Edmundo haviam provocado - As filhas de Lear estavam mortas. Regan envenenada por Goneril; Goneril matando-se por ter envenenado Regan e ver Edmundo morto por Edgar; e Cordélia enforcada por ordem de Edmundo.
Edmundo fora derrotado por Edgar, e o cenário era de morte e desesperança. Assim Lear morre no colo da unica filha que realmente o amou deixando no pensamento de todos que...


"Quando respiramos pela primeira vez todos nós choramos e gememos... Choramos de tristeza por nascermos e nos vermos aqui neste grande palco de dementes [...] mas pior volta à alegria e depois disso vem a esperança"

By GNA

Comentários