Pular para o conteúdo principal

A Escolha - Nicholas Sparks


Travis Parker e Gabby Holland acabaram de se tornar vizinhos na pacata cidade de Beuafort - e mal podiam esperar que suas vidas estariam ligadas para sempre. Travis sentiu-se atraído por Gabby desde a primeira troca de olhares, porém existia um pequeno problema: A moça afirmava que amava seu namorado Kevin com o qual pretendia se casar.

O jovem e aventureiro Travis porém não desistiu tão fácil e continuou a tentar passar de "bom vizinho" mesmo sabendo que suas intensões iam muito além de somente manter amizade com a nova vizinha. 
No começo Gabby não dava indícios que poderia se quer gostar de Travis. Na verdade somente foi conversar com o rapaz porque achava que seu cão (Moby) era o pai dos filhotes de sua cadelinha (Molly). Qual não foi a surpresa da moça em descobrir que o cão do rapaz era castrado e que aquele rapaz que parecia despreocupado com a vida era na verdade o querido veterinário da cidade.
Após um discussão entre eles o casal decide começar pelo começo dizendo o primeiro "Oi!" como se nunca tivessem se visto antes e Gabby não expressa mais antipatia por Travis desde então.
A primeira parte do livro e focada em como Travis, com seu gentileza, consegue fazer com que Gabby se renda a seus encantos e tenha que tomar a  sua decisão: Ficar com Kenvin na qual não tem certeza se algum dia irá lhe pedir em casamento, e se um dia pedir lhe dará uma vida pacata e previsível  ou ficar com Travis na qual ela tem certeza que terá uma vida intensa e que jurou a ela que se Gabby tivesse se mudado para ficar perto dele já teria lhe pedido em casamento. Os dialogo aqui são fácil e engraçados e fluem de uma forma descontraída.
A segunda parte porém é mais pesarosa e se passa onze anos depois da primeira parte do livro. Aqui Travis relembra o que aconteceu depois que Gabby tomou sua decisão de ficar junto dele. Os primeiros anos de namoro, o casamento, a nascimento de suas filhas e por fim o acidente. Agora que tem de tomar uma decisão é Travis.  Porém a sua escolha e bem mais difícil e a pior de todas quando a vida da pessoa amada está em suas mãos.
Gabby está em coma há três meses e segundo o seu testamento após este período ela desejava que os aparelhos fossem desligados e a sonda de alimentação retirada, assim ela morreria e não teria que ficar em uma situação que a impossibilita-se de tomar suas próprias decisões.
Até onde devemos ir em nome do amor? É a pergunta que tormenta Travis. Para provar seu amor e permanecer na esperança ele deveria mentir para os médicos e esconder o testamento e os desejos de Gabby?
A irmã de Travis - Stephanie - foi a pessoa mais presente na vida dos dois. Ela desenvolveu uma amizade com Gabby e a tem como uma irmã, por essa razão apoia a escolha de Travis, mesmo que esta não seja o esperado.
A escolha feita permitiu que quatro meses depois Gabby acorda-se, se recupera-se das lesões causada pelo coma, e volta-se a viver feliz ao lado de Travis.

Este é o livro  "menos dramático" de Nicholas Sparks, o consagrado romancista que ficou famoso por seu estilo de finais emocionantes porém tristes. Aqui temos um final feliz e foi o fator que me fez adorar este livro, além da linda história de amor incondicional entre Travis e Gabby.

By GNA

Comentários