Pular para o conteúdo principal

O Pequeno Filosofo - Gabriel Chalita

By Gisleine N.


Uma reflexão filosófica sobre os hábitos das pessoas ao interagir com o outro. Essa reflexão se apresenta na forma de um diálogo entre um homem e um menino na beira de um rio, onde a viagem por diferentes mundos começa.
Descobrir quem é esse menino e qual a mensagem que ele quer passar é o grande mistério do livro. Ele irá mostrar ao homem que as coisas são, na verdade, geralmente simples de serem resolvidos e nós somos aqueles que complicam e colocam os pontos de interrogação na vida em sociedade.
A história poderia ser melhor trabalhada, existem pontos repetitivos e somente se torna possível resgatar alguma mensagem quase no final do livro. O inicio e o desenvolvimento são "vagos", como se algo faltasse; e você se pergunta a todo tempo - "Só isso? Não tem mais? O que acontece? Como assim?"  - e nenhuma pergunta se responde. 
Vários pontos de conflito pareceram fracos como trama, mas a ideia dos mundos onde as pessoas tem somente um tipo de comportamento em cada um deles me interessou e dava espaço para levantar um ótimo estudo da psicologia e dos comportamentos humanos, por exemplo. 
Vale a pena pesquisar quem é o autor e talvez questionar a intenção social-política da obra.
Essa estória foi, infelizmente, uma grande ideia jogada ao vento.

Comentários